Crusoé: Livro mostra bastidores da política externa de Joe Biden
“War” explora as guerras políticas e pessoais que Biden travou durante sua presidência
Em seu novo livro, War, o jornalista americano Bob Woodward apresenta os supostos bastidores do presidente Joe Biden com os líderes mundiais que moldaram sua presidência, de Benjamin Netanyahu a Vladimir Putin.
O novo livro de Woodward – que foi obtido pela CNN antes de seu lançamento, 15 de outubro – é um relato direto dos principais momentos em que Biden e sua equipe de segurança nacional navegaram em crises internacionais, desde a desastrosa retirada do Afeganistão até o confronto com Putin antes de ele invadir a Ucrânia e batalhas privadas com Netanyahu.
Com base em centenas de horas de entrevistas com participantes em primeira mão, “War” está repleto de detalhes recém-relatados de confrontos de alto risco. O livro explora as guerras políticas e pessoais que Biden travou durante sua presidência, incluindo detalhes sobre sua decisão de se afastar da campanha de 2024 e conversas sobre os problemas legais de seu filho Hunter Biden.
Entre os novos detalhes em War, a CNN destacou os seguintes pontos:
A equipe de segurança nacional de Biden acreditou que havia uma ameaça real, uma chance de 50%, de que Putin usaria armas nucleares na Ucrânia.– Biden criticou a forma como o ex-presidente Barack Obama lidou com a invasão da Crimeia por Putin em 2014, concluindo que “Barack nunca levou Putin a sério”. Houve “talvez até sete” ligações entre Trump e Putin desde que Trump deixou a Casa Branca em 2021.
Kremlin nega negociações entre Putin e Trump
A Rússia rejeitou as investigações do jornalista norte-americano Bob Woodward sobre as repetidas conversas entre o chefe do Kremlin, Vladimir Putin, e o ex-presidente dos EUA, Donald Trump. “Não, não é esse o caso”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, ao site de notícias russo RBK na quarta-feira, 9.
Ele estava se referindo a uma passagem publicada anteriormente do novo livro de Woodward, War, segundo a qual, segundo um confidente não identificado, Trump falou com Putin até sete vezes desde que deixou a Casa Branca no início de 2021.
De acordo com Woodward, no início de 2024, Trump teria pedido a um funcionário da sua propriedade em Mar-a-Lago, na Florida, que saísse do seu escritório para que pudesse ter uma chamada privada com Putin.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)