Crusoé: metade do Timor Leste acompanha missa de Francisco
Enquanto isso, os brasileiros, que são o maior povo católico do mundo, estão privados das mensagens do papa Francisco no X
A missa do papa Francisco em Díli (foto), capital do Timor Leste, um país que fala português entre a Asia e a Oceania, levou mais de 600 mil pessoas ao evento, segundo as autoridades locais.
Isso equivale a cerca de metade da população. O Timor Leste tem 1,34 milhão de habitantes, segundo estimativa de 2022 das Nações Unidas. O país, que ocupa metade de uma ilha, é menor que o Sergipe, em população e área.
A missa durou três horas. As pessoas precisaram se proteger sob guarda-sóis para aguentar o calor, acima dos 30ºC.
O Timor Leste é o segundo maior país católico da Ásia, atrás apenas das Filipinas, que tem quase cem vezes mais habitantes.
Mais de 95% dos timorenses se identificando com a religião.
O país se tornou independente de Portugal em 1975, mas acabou invadido pela vizinha Indonésia ainda no final daquele ano.
Os indonésios deixaram o Timor Leste apenas em 2002, após intermediação das Nações Unidas.
Brasileiros sem o papa
Enquanto isso, os brasileiros, que são o maior povo católico do mundo, estão privados das mensagens do papa Francisco (foto) devido à suspensão do X no Brasil, que completa duas semanas neste sábado, 14 de setembro.
“O Papa Francisco usa o X para se comunicar com os fiéis. Aqui no Brasil os brasileiros estão proibidos de receber suas mensagens”, escreveu o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) no dia 5 na própria rede social.
Assim como outros congressistas, o senador usa de um serviço de VPN para camuflar o endereço do seu computador e, assim, acessar o X mesmo estando no Brasil.
A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a rede social, prevê multa diária de 50 mil reais para quem usar VPN para entrar na rede. A Primeira Turma do STF referendou a ordem de Moraes na segunda, 2.
Dentre a suspensão do X, Francisco publicou sobre temas de interesse dos brasileiros.
Em 1º de setembro,…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)