Onda de calor em São Paulo: 32°C e dicas de prevenção
Com a previsão da chegada de uma onda de calor e baixa umidade relativa do ar, o CGE da Prefeitura de SP emitiu algumas orientações. Confira.
A cidade de São Paulo despertou com o céu ensolarado entre poucas nuvens e a temperatura começa a subir gradualmente durante a manhã nesse domingo, 08, mas o paulistano deve se preparar para uma onda de calor.
Segundo os dados da rede de estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a temperatura média é de 17°C.
A máxima prevista é de 32°C e a umidade relativa do ar está em torno de 20%, podendo ser ainda menor em algumas regiões da capital.
As simulações atmosféricas mais recentes indicam uma forte onda de calor se estabelecendo em boa parte do Brasil, com temperaturas bem acima da média para setembro.
Essa condição deve iniciar já neste fim de semana e permanecer no decorrer da semana. A baixa umidade do ar colabora para um ar mais seco, o que exige atenção às recomendações de saúde e prevenção.
Onda de calor afetará São Paulo
Com a previsão de temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar, o CGE da Prefeitura de São Paulo emite algumas orientações para os próximos dias:
- Manter-se bem hidratado, bebendo muita água;
- Proteger-se do sol utilizando roupas adequadas e protetor solar;
- Manter ambientes internos úmidos com o uso de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água;
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 17h;
Essas medidas são fundamentais para evitar problemas de saúde relacionados ao calor intenso e à baixa umidade. Além disso, a umidade baixa favorece a propagação de queimadas e incêndios florestais.
Previsão do tempo para os próximos dias
A tendência para os próximos dias aponta que a segunda-feira, 09, será uma repetição do final de semana.
Não há previsão de chuva e o dia será dominado por sol intenso entre poucas nuvens e forte calor.
As madrugadas terão mínimas de 18°C, e durante a tarde, os termômetros podem alcançar facilmente os 32°C com umidade relativa do ar ao redor de 20%.
Atuação da Defesa Civil durante onde de calor
Diante do cenário previsto, a Defesa Civil da Cidade de São Paulo decretou ESTADO DE ATENÇÃO PARA ALTAS TEMPERATURAS em toda a capital paulista.
A medida é válida a partir desse domingo, 08, e visa alertar a população sobre os cuidados necessários durante este período de calor intenso.
Impactos no meio ambiente
A dificuldade na dispersão de poluentes é uma preocupação constante, uma vez que o ar seco e quente facilita a concentração de poluentes, afetando diretamente a qualidade do ar.
Além disso, áreas de vegetação seca são mais suscetíveis a queimadas e incêndios florestais.
Portanto, é crucial que a população colabore seguindo as orientações das autoridades e mantendo-se informada sobre as atualizações climáticas.
A previsão é que essa onda de calor permaneça no mínimo até o fim da próxima semana, exigindo cuidados contínuos de toda a comunidade.
Fonte: CGEsp
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)