Apenas 36% dos americanos acreditam no valor da educação superior
Pesquisa revela queda acentuada na confiança dos americanos em faculdades e universidades desde 2015
A confiança dos americanos na educação superior está em declínio, com apenas 36% expressando uma confiança significativa no sistema, de acordo com uma pesquisa recente da Gallup e da Lumina Foundation.
Este ceticismo crescente se deve a preocupações com o custo elevado das mensalidades, a crise da dívida estudantil e debates políticos sobre o currículo universitário. Além disso, há uma percepção de que as universidades não estão preparando adequadamente os alunos para o mercado de trabalho.
Os americanos estão cada vez mais céticos quanto ao valor e custo da educação superior, com a maioria afirmando que o sistema educacional dos EUA está indo na “direção errada”, de acordo com a nova pesquisa. Desde 2015, a confiança no ensino superior caiu de 57% para 36%.
Randy Hill, 59 anos, um republicano registrado em Connecticut e motorista de um serviço de transporte, expressou sua insatisfação: “É muito caro e acho que as faculdades não estão ensinando o que é necessário para conseguir um emprego. Você se forma, está endividado até o pescoço, não consegue um emprego e não consegue pagar. Qual é o ponto?”
Scott Galloway, professor de marketing da NYU e comentarista frequente sobre educação superior, compartilha algumas dessas preocupações. Ele argumenta que, enquanto o retorno sobre o investimento (ROI) de frequentar universidades de elite ainda é alto, o mesmo não pode ser dito para outras instituições menos prestigiadas.
Galloway, autor do best-seller “A Álgebra da Felicidade”, observa que, à medida que o custo das mensalidades aumenta mais rápido que a inflação, o ROI diminui, especialmente para cursos que não oferecem um retorno financeiro significativo. Ele também destaca que o mercado de trabalho para profissões que não exigem diploma universitário está se tornando mais promissor, o que levanta questões sobre a necessidade de um diploma de quatro anos para todos.
O levantamento de junho de 2024 revelou que 32% dos entrevistados têm “muita pouca” ou “nenhuma” confiança no ensino superior, quase igualando os que têm alta confiança. Especialistas alertam que a diminuição do número de graduados pode agravar a escassez de mão de obra em áreas como saúde e tecnologia da informação, resultando em ganhos menores ao longo da vida para aqueles que abandonam a faculdade.
Courtney Brown, vice-presidente da Lumina, afirmou para a AP News: “É triste ver que a confiança não cresceu. O que me choca é que o número de pessoas com pouca ou nenhuma confiança está realmente aumentando.”
A pesquisa incluiu novas perguntas detalhadas para entender melhor as razões da desconfiança. Quase um terço dos entrevistados disse que a faculdade é “muito cara”, enquanto 24% acreditam que os alunos não estão sendo devidamente educados para ter sucesso.
Galloway também critica o que ele vê como um “fetiche” pela educação superior nos Estados Unidos, onde a obtenção de um diploma de quatro anos é vista como essencial para o sucesso. Ele defende que a sociedade deveria parar de envergonhar aqueles que optam por não seguir esse caminho e sugere que as faculdades comunitárias desempenham um papel crucial ao oferecer educação acessível e relevante para o mercado de trabalho.
Ele aponta para problemas estruturais no sistema de educação superior, como o “inchaço administrativo” e a relação simbiótica entre faculdades, bancos e políticos, que contribuem para o aumento dos custos das mensalidades. Ele sugere que uma mudança é necessária para tornar a educação superior mais acessível e relevante para as necessidades do mercado de trabalho atual.
Outros dados revelam que mais de dois terços dos entrevistados acreditam que as faculdades estão indo na “direção errada”, enquanto apenas 31% veem um caminho certo. A confiança é maior em programas de dois anos do que em instituições de quatro anos, com 49% dos adultos expressando alta confiança nos primeiros, em comparação com 33% nas últimas.
Kristen Freeman, 22 anos, estudante de sociologia no Diablo Valley Community College, explica a escolha para a AP News: “É sobre economizar dinheiro. Foi por isso que escolhi um curso de dois anos. É mais vantajoso financeiramente.”
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