Apple remove comercial após reação negativa na Tailândia
A Apple enfrenta reação negativa na Tailândia por causa de um anúncio de curta-metragem, levando a um pedido de desculpas e remoção. Uma lição sobre representação cultural e seu impacto nas marcas globais.
A Apple deixou de exibir um comercial e pediu desculpas após sofrer reação de cidadãos e legisladores da Tailândia. O curta-metragem publicitário, que tinha duração de dez minutos, teve uma recepção negativa por retratar o país do sudeste asiático de maneira desatualizada e repleta de estereótipos, segundo críticos.
Chamado de “The Underdogs: OOO (Out Of Office)”, o vídeo era a quinta parte da série cômica que acompanha um grupo de colegas de trabalho enquanto desempenham suas funções e resolvem problemas utilizando produtos da Apple. O material permaneceu on-line por duas semanas antes de ser retirado das mídias sociais da empresa.
Reação Negativa ao Comercial da Apple
O pequeno filme era ambientado em Bangkok e Rayong, com os colegas de trabalho viajando à Tailândia, onde passeiam de tuk-tuk, interagem com moradores e ficam hospedados em um hotel em péssimo estado. O público afirmou que o país foi grosseiramente retratado como subdesenvolvido e desatualizado no clipe.
“O povo tailandês está profundamente descontente com o comercial”, disse Sattra Sripan, porta-voz do comitê de turismo da Câmara dos Deputados da Tailândia, em um comunicado enviado na quinta-feira (1º) ao Bloomberg. “Eu encorajo os tailandeses a mudarem para outras marcas e pararem de utilizar os produtos da Apple.”
Qual foi a Resposta da Apple?
Em um comunicado emitido nesta sexta-feira (02), a Apple disse que havia colaborado com uma produtora local para a produção do curta-metragem, e que não quis ofender o público. A empresa pediu desculpas e enfatizou que o material foi removido.
“Nossa intenção era celebrar o otimismo e a cultura do país, e pedimos desculpas por não capturar totalmente a vibração da Tailândia. O filme não está mais sendo exibido”, disse a empresa. O material dava grande ênfase ao uso de produtos da Apple, com cenas destacando o iPhone, iPad, MacBook e até mesmo o Vision Pro.
Outras Polêmicas Recentes da Apple
As reações contra o material publicitário da empresa ocorrem poucos meses após a polêmica com o comercial do iPad Pro com M4. Diversos membros da comunidade artística criticaram o vídeo de divulgação que mostrava instrumentos musicais, câmeras e outros objetos que “retratam a criatividade humana” sendo destruídos.
- O vídeo foi criticado por ser desrespeitoso com a cultura tailandesa.
- Membros da comunidade artística também expressaram descontamento com o iPad Pro com M4.
- A polêmica sublinha a importância de uma representação cultural precisa nos comerciais.
A Apple, que é frequentemente vista como líder em inovação, deve agora lidar com as repercussões desta gafe. A empresa precisa reavaliar suas estratégias de marketing e mostrar uma compreensão mais profunda das culturas que deseja destacar em seus comerciais.
A situação serve como um lembrete de que, em tempos de globalização, as marcas precisam ser extremamente cuidadosas e respeitosas ao retratar culturas diferentes. Ao ignorar essas sensibilidades, empresas arriscam não só a reação negativa imediata, mas também a perda de confiança e lealdade a longo prazo.
Restará ver como a Apple irá ajustar suas campanhas futuras para evitar novos desentendimentos culturais e se conseguirá reconquistar a boa vontade do público tailandês que, conforme sugerido por Sripan, pode estar pronto para boicotar a marca.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)