Um gargalo para Ronaldo Caiado
Articuladores do governador de Goiás tem manifestado preocupação com o pouco avanço do saneamento básico no Estado
Articuladores do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União, foto), tem manifestado preocupação com o pouco avanço dos dados referentes ao saneamento básico do estado, no momento em que o chefe do Executivo local começa a despontar como um possível candidato à Presidência da República.
A preocupação é que rivais comecem a abordar o tema para causar desgaste ao governador.
Apenas 17% das cidades de Goiás possuem aterros sanitários adequados, de acordo com dados do Ministério Público Estadual e do Ministério do Meio Ambiente.
Já em Goiânia, o aterro sanitário opera sem licença ambiental desde 2011 e tem uma vida útil de apenas sete anos restantes. Embora haja planos para direcionar 40% do lixo para aterros em cidades vizinhas, essas medidas são consideradas apenas paliativas.
O receio da ala política ligada a Caiado é que esse tipo de problema possa ser utilizado por adversários nesse período de pré-campanha eleitoral.
Qual o maior desafio de Ronaldo Caiado?
Ronaldo Caiado é um dos governadores mais bem avaliados do Brasil. Mas praticamente só os goianos sabem disso. Pesquisa Genial/Quaest divulgada em maio indica que 60% dos eleitores do país não conhecem o governador de Goiás.
A pesquisa que apontou que 55% dos eleitores brasileiros não dariam uma nova chance a Lula em 2026 também testou o potencial de voto de seus possíveis desafiantes na próxima eleição presidencial.
Hoje, Lula ainda teria mais votos do que todos os nomes pesquisados, inclusive seu provável herdeiro Fernando Haddad, mas os governadores de direita que se destacaram em aprovação em pesquisa prévia ainda são praticamente desconhecidos pelo eleitorado nacional.
“Não conhece”
Lula ainda tem maior potencial de voto (47%) e menor rejeição (49%) do que Jair Bolsonaro (39% de potencial de voto e 54% de rejeição), mas o ex-presidente está inelegível e dependeria de uma reviravolta judicial parecida com a que ocorreu com o petista para concorrer em 2026.
Abriu-se, então, uma corrida para saber quem tem melhores condições de assumir o lugar de Bolsonaro frente ao eleitorado de direita. Segundo a pesquisa divulgada nesta segunda, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) teria apenas 28% dos votos hoje. Além disso, 30% dizem que não votariam nele, mas 39% dos pesquisados não o conhecem.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), aparece na sequência, com 21% de “votaria”, 27% de “não votaria” e 50% de “não conhece”. Ou seja, Ratinho tem menos votos atualmente, mas um público maior a cativar. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), teria 16% dos votos e 25% de rejeição, mas é desconhecido por 57% dos pesquisados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)