Crusoé: As razões para Musk mudar o X e a SpaceX para o Texas
Migração de empresas da Califórnia busca lugar com custo de vida, menos impostos, legislação ambiental menos rigorosa e sindicatos menos organizados
O empresário Elon Musk anunciou que vai mudar suas empresas X e SpaceX da Califórnia para o Texas, porque não gostou de uma lei assinada na segunda, 15, pelo governador democrata Gavin Newson, da Califórnia.
Contudo, há razões mais pragmáticas e prementes para Musk realizar essa mudança, que aliás já vinha ocorrendo.
A lei em questão proíbe que as escolas informem os pais caso os filhos mudem de identidade de gênero. Segundo a nova regra, professores e funcionários só podem avisar os pais com a permissão dos estudantes.
Musk escreveu no X: “Esta é a gota d’água. Por causa desta lei e de muitas outras que a precederam, atacando tanto famílias como empresas, a SpaceX irá agora mudar a sua sede de Hawthorne, Califórnia, para Starbase, Texas“.
Com a mensagem, Musk se aproxima dos políticos republicanos e da agenda de costumes, que condena a “ideologia de gênero” nas escolas. Esta semana, Musk declarou seu apoio ao republicano Donald Trump, dizendo que doará 45 milhões de dólares para sua campanha mensalmente.
Mas há razões mais claras para a mudança nas sedes.
O custo de vida é menor no Texas, onde há menos impostos, uma legislação ambiental menos rigorosa e os sindicatos pouco organizados.
A Califórnia, por outro lado, é um dos estados mais caros dos Estados Unidos, tanto que milhares de californianos já estão se mudado para o Texas.
A Tesla, empresa de Elon Musk de carros elétricos, anunciou sua mudança em 2021. Com essa decisão, não há mais empresas fabricando automóveis na Califórnia.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)