Crusoé: ENBPar, a estatal dos encostados
Empresa criada após a privatização da Eletrobras emprega filho de deputado, de senador — e um pupilo do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira
Criada em 2021, a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional, ENBPar, é uma das mais jovens estatais brasileiras. Sob seu comando, ficou aquilo que o governo de Jair Bolsonaro não conseguiu privatizar da Eletrobras: a holding controla as ações do governo federal em Itaipu Binacional e a Indústrias Nucleares do Brasil (INB), responsável pela geração nuclear das usinas de Angra 1,2 e 3, além de gerir políticas públicas como o Luz para Todos e o Proinfa.
Três anos depois de sua fundação, a empresa tornou-se um cabide de empregos, atendendo a nomes que já integraram escândalos petistas, parentes de parlamentares e apaniguados de figuras políticas em Brasília.
Um caso está sob análise no Tribunal de Contas da União (TCU), envolvendo um possível nepotismo cruzado entre uma assessora (que seria casada com outro assessor na mesma pasta) e um diretor de outra estatal. Mas o buraco é mais embaixo: há, entre os 124 comissionados da ENBPar, de neto de ex-presidente a filho de deputado, filho de senador e um ex-prefeito petista na folha salarial da estatal.
Uma ascensão meteórica, sob análise no TCU
Na denúncia apresentada no fim de junho pelo Ministério Público junto ao TCU, o subprocurador Lucas Furtado aponta indícios de nepotismo cruzado entre Rômulo Greficce Miguel Martins, diretor na Empresa Gestora de Ativos (Emgea), e sua irmã, Claudia Martins de Souza, que é assessora na presidência da ENBPar.
Nada impede que os dois, mesmo com grau de parentesco, atuem em diferentes estatais. O problema está fora deles: ambos ainda têm participação em um escritório de advocacia (o que é proibido a diretores de estatais), sendo sócio de uma banca em Belo Horizonte. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a banca segue ativa, e os dois são…
Assine Crusoé e siga a leitura. Apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)