Crusoé: Lula até se dá bem com Keir Starmer — mas preferiria seu antecessor
Ambos já se encontraram e trocaram elogios no ano passado. De corrente mais ao centro, novo premiê britânico destronou Jeremy Corbyn da liderança
Lula parabenizou, na manhã desta sexta-feira, 5, a eleição de Keir Starmer para primeiro-ministro do Reino Unido. Ao desejar um ótimo mandato ao novo líder do partido Trabalhista, Lula disse esperar que o Reino Unido “conte com o Brasil para o fortalecimento dos laços diplomáticos entre nossos países, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da democracia”.
A eleição do líder trabalhista, rompendo 14 anos de governo do Partido Conservador em Londres, é uma notícia que Lula vê com bons olhos – ainda mais com os resultados avassaladores da eleição desta quinta, 4.
O governo de Starmer, no entanto, ainda não tem bases muito conhecidas nem pelos próprios britânicos, mas deve ser mais voltado ao centro do espectro ideológico.
No entanto, a relação de Lula era mais azeitada com o líder anterior do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn. Integrante de uma ala mais à esquerda do partido, Corbyn liderou o partido de 2015 a 2020, tornando-se uma das figuras mais populares da esquerda mundial no período.
Corbyn era um defensor público de Lula. Quando o petista foi preso por corrupção em 2018, o britânico foi um dos que se manifestaram contra. Quando o petista foi solto no ano seguinte, disse que a prisão havia sido “injusta e errada” e estava “deleitado” em vê-lo livre.
Quando Lula venceu as eleições em 2022, Corbyn veio ao Brasil e chegou a escrever um artigo e opinião no jornal The Independent, em que defendeu que a união da esquerda no Brasil poderia trazer lições ao seu próprio partido — então já comandado por Starmer. “O triunfo de Lula prova que, quando estamos unidos, a mudança transformativa pode e vai ser vitoriosa”, elogiou o ex-líder trabalhista.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)