Aprovação de Lula também caiu na Câmara dos Deputados
A avaliação do governo federal é negativa para 42% dos deputados, nove pontos percentuais a mais do que os 33% de agosto de 2023, indica pesquisa Genial/Quaest
Todas as pesquisas sobre a popularidade de Lula (à direita na foto) divulgadas em 2024 indicam queda na avaliação positiva. Essa tendência se reflete também dentro da Câmara dos Deputados, segundo levantamento da Genial/Quaest publicado nesta quarta-feira, 22.
A avaliação do governo é negativa para 42% dos deputados, nove pontos percentuais a mais do que os 33% de agosto de 2023. Em nove meses, a avaliação positiva oscilou de 35% para 32%, e a regular foi de 30% para 26%.
Foram ouvidos 183 dos 513 deputados federais (35% deles) entre 29 de abril e 20 de maio, respeitando as proporções regionais e de posicionamento ideológico. A margem de erro da pesquisa é de 4,8 pontos percentuais.
Entre os eleitores e o mercado
Na comparação com outras pesquisas do mesmo instituto, a avaliação do governo Lula entre os deputados é pior do que a da opinião pública em geral (negativa para 33% do eleitorado), mas melhor do que para os agentes do mercado financeiro (64% de negativo).
Além da queda na popularidade de Lula, também cresceu entre os deputados a impressão de que “o Brasil está indo na direção errada”. Em agosto, 42% por parlamentares consultados pensava assim, contra 52%. Agora, são 52% os que questionam os rumos ditados pelo Palácio do Planalto.
Para 55% dos deputados, a política econômica do país está indo na direção errada — neste caso, não há comparativo com pesquisa anterior. Nos outros dois quesitos principais da consulta, não houve alteração considerável, mas seus números já eram ruins para o governo.
Para 43%, a avaliação da relação do governo Lula com o Congresso é negativa. Em agosto, 41% afirmavam isso. Além disso, 64% dos deputados consideram que o governo dá menos atenção do que devia aos parlamentares — eram 67% em agosto.
Mudou a maré
Outra pergunta importante da pesquisa indica mudança de maré para o governo na Câmara: quais as chances de Lula aprovar sua agenda de Governo? Para 47% dos deputados, são baixas. Isso representa 10 pontos percentuais a mais do que os 37% de agosto. E a maior queda de confiança foi entre os governistas — 87% deles consideravam altas as chances de aprovar a agenda, e agora são 71%.
Além disso, 80% dos deputados consideram que o governo não vai cumprir a meta de déficit zero neste ano. E mais um dado curioso: desde agosto, subiu de 27% para 34% a quantidade de deputados que se consideram de oposição.
Leia mais: E se o problema for o próprio Lula?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)