Crusoé: Onde estão os jovens mais pessimistas do continente
Países em todo o continente americano enfrentam uma lacuna quase intransponível na felicidade entre seus jovens e sua população mais velha
Países em todo o continente americano enfrentam uma lacuna quase intransponível na felicidade entre seus jovens e sua população mais velha. Um relatório anual da consultoria Gallup, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que brasileiros, americanos e venezuelanos veem de maneira bem diferente sua felicidade, de acordo com a sua idade.
No caso brasileiro, os jovens com até 30 anos são o 60º país mais feliz do mundo. Mas entre apenas os idosos com mais de 60 anos, os brasileiros ouvidos são o 37º povo mais feliz. Apesar dessa diferença gritante, os jovens brasileiros deram uma nota maior que os idosos: em uma escala de 0 a 10, os jovens brasileiros atribuíram uma nota 6.436 à sua felicidade. Entre os idosos, a nota foi 6.124.
O mesmo padrão se repete em quase todo o continente. Os jovens da Venezuela, que se atribuíram uma nota 5.896, são a 83ª nação mais feliz do planeta para sua faixa etária. Os idosos, com uma nota média 5.570,, são a 64ª pátria mais feliz.
Nos Estados Unidos, no entanto, é onde está uma das diferenças mais gritantes em todo o levantamento: os idosos com mais de 60 anos são o 10ª país mais feliz para quem tem mais de 60 anos —com uma impressionante nota 7.258. Isso é um contraste sensível com os jovens de lá, menos felizes que os brasileiros: eles ocupam a 62ª posição do ranking, se atribuindo a uma nota 6.392.
A média brasileira vem declinando rapidamente. Em relação à mesma pesquisa, 18 anos atrás, a nota atual dada pelo jovem brasileiro caiu 0.42, uma das maiores em todo o planeta.
O pesquisador Felipe Nunes, da Quaest Pesquisa e Consultoria, ainda aponta que quanto maior o PIB do país, maior a riqueza de um país, maior a distancia de felicidade entre maduros e jovens. “Ou seja, nos países com maior PIB os mais velhos são mais felizes que os jovens”, explica.
Mesmo assim,…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)