“É como acusar os EUA após o 11 de setembro”
"Khan está criando uma falsa simetria entre os líderes democraticamente eleitos de Israel e os chefes terroristas", disse Benjamin Netanyahu
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, alertou que todas as democracias ocidentais podem enfrentar julgamentos no Tribunal Penal Internacional caso os líderes israelenses sejam processados. “Toda democracia será levada ao banco dos réus do TPI. Nós somos os primeiros, e vocês serão os próximos. As pessoas entendem isso”, afirmou Netanyahu.
Ele expressou sua indignação um dia após o promotor-chefe do TPI, Karim Khan, anunciar seu pedido de mandados de prisão contra líderes israelenses e do Hamas, incluindo o próprio Netanyahu e o ministro da Defesa, Yoav Gallant, por crimes contra a humanidade devido às ações das Forças de Defesa de Israel em Gaza.
“Isso precisa ser interrompido. Isso precisa ser enfrentado. E posso garantir que a vasta maioria dos israelenses e todos os líderes responsáveis no mundo entendem”, disse Netanyahu. O TPI ainda não aprovou o pedido de Khan, mas se o fizer, esses mandados serão os primeiros emitidos contra líderes de um país democrático.
Netanyahu criticou a equivalência feita por Khan entre Israel e o Hamas, especialmente à luz da invasão de 7 de outubro por parte do grupo terrorista, que envolveu estupros, desmembramentos e queimaduras vivas de suas vítimas.
“Khan está criando uma falsa simetria entre os líderes democraticamente eleitos de Israel e os chefes terroristas”, comparando a situação a uma hipotética acusação de líderes dos EUA e da Al-Qaeda após os ataques de 11 de setembro de 2001. Ele também equiparou a situação à emissão de mandados contra o ex-presidente dos EUA Franklin D. Roosevelt e o ex-chanceler alemão Adolf Hitler, chamando a ação de “golpe” e “não séria”.
Netanyahu acusou Khan de “despejar gasolina nas chamas do antissemitismo que estão se espalhando pelo mundo” e de atacar o único estado judeu, que está em uma guerra existencial contra o Hamas. Ele também criticou o TPI, dizendo que está se transformando em uma “instituição pária” e um “tribunal de fachada”.
Guterres causa revolta ao equiparar o 7 de Outubro à resposta de Israel (oantagonista.com.br)
Papa Francisco: “Toda ideologia é ruim” (oantagonista.com.br)
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)