Por que os dados da pré-candidata do Novo em SP não estão no DivulgaCand
Em 2022, quando foi candidata a deputada federal, a economista Marina Helena possuía um patrimônio de 8,67 milhões de reais
A Justiça Eleitoral excluiu os dados pessoais e de patrimônio da economista Marina Helena, pré-candidata do Nova à prefeitura de São Paulo, da plataforma DivulgaCand, criada para dar transparência às informações dos candidatos.
Em 2022, quando concorreu a um cargo na Câmara dos Deputados, ela somava 8,67 milhões de reais.
Além das informações referentes às eleições passadas, ela também solicitou que os dados de 2020 fossem excluídos. Na ocasião, ela foi candidata a vice-prefeita da capital paulista na chapa de Felipe Sabará.
Segundo a Folha de S.Paulo, os dois pedidos foram aceitos, mas somente a página da campanha de 2022 foi retirada do ar até o momento.
Ao lado do nome de Marina Helena aparece a informação: “dados não divulgados”.
Ameaças
Marina Helena solicitou a remoção de seus dados para a “manutenção da segurança” dela e de seus familiares.
Segundo a defesa da economista, ela e seus familiares “vêm sofrendo com diversas ameaças e exposições exacerbadas em decorrência das informações divulgadas na internet”.
Pedido aceito
Ao atender o pedido da pré-candidata do Novo, o desembargador Encinas Manfré, relator do caso, disse que não há “finalidade pública na continuidade de divulgação dos dados da requerente com o encerramento do processo eleitoral”.
Em relação à campanha de 2020, o Ministério Público Eleitoral opinou pela ocultação dos dados, e não pela exclusão, alegando que eles devem voltar ao ar caso ela registre sua candidatura.
Mencionando a necessidade de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o juiz eleitoral Antonio Maria Patiño Zorz autorizou a ocultação dos dados referentes a 2020.
Falta de transparência?
À Folha, Marina Helena alegou a exclusão de seus dados da plataforma DivulgaCand foi apenas por questão de segurança, negando que tentado reduzir a transparência de sua campanha.
“Defendo a transparência e não tenho problema em divulgar meu patrimônio [R$ 8,5 milhões]. Os dados continuam públicos, disponíveis na página de transparência do meu site e em diversas reportagens”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)