Lula também não gosta dos petistas do Congresso?
"O presidente não se encontrou até hoje com a bancada do PT. É estranho", reclamou o deputado Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara
Noticiamos na sexta-feira, 26, que os petistas de Minas Gerais se sentiram desprestigiados durante visita de Lula, por terem sido instruídos a deixar as cadeiras da primeira fila da plateia em evento. Nesta segunda, 29, O Globo chama atenção para o incômodo dos petista do Congresso Nacional com o presidente.
“O presidente não se encontrou até hoje com a bancada do PT. É estranho”, reclamou o deputado Zeca Dirceu (PR, foto), líder da bancada petista na Câmara, ao jornal.
O Globo diz o seguinte: “Com quase um ano e meio de governo, Lula ainda não se reuniu com as bancadas do PT da Câmara e do Senado. No primeiro mandato, entre 2003 e 2006, esses tipos de encontros eram comuns. Em 30 de abril de 2003, perto de completar quatro meses no cargo e um dia antes de entregar ao Congresso as propostas de Reforma Tributária e da Previdência, o presidente almoçou com os então 92 deputados da bancada do PT”.
A justificativa
A justificativa de Lula seria a obrigação de ter de se reunir com as bancadas dos outros 10 partidos que compõem seu governo, para não dar a impressão de que privilegia os petistas. Ao longo de seu primeiro ano de mandato, o presidente passou boa parte do tempo no exterior, privilegiando assuntos internacionais.
Se os deputados e senadores estão incomodados com a atenção dispensada por Lula, o presidente também não está exatamente satisfeito com seus representantes no Congresso. Em reunião da semana passada, o petista reclamou publicamente de seus articuladores políticos.
Vestiário rachado
“O Haddad, ao invés de ler um livro, tem que perder algumas horas conversando no Senado e na Câmara”, reclamou Lula em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira, 22. Questionado sobre a cobrança, o ministro da Fazenda respondeu assim: “Eu só faço isso da vida”.
O governo Lula conseguiu adiar na semana passada, a duras penas, as deliberações do Congresso que devem lhe impor mais algumas derrotas, como a derribada de seu veto à Lei das saidinhas.
O clima não está bom nem dentro da trincheira petista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)