Ivan Sant’Anna na Crusoé: Petrobras, um excelente papel…
Tudo que importa a Lula, e apenas o que importa, é sua reeleição em 2026. E deve ser por isso que ele quer que a Petrobras invista, invista, invista
O título mesmo que eu queria dar a esta crônica era “Petrobras, um excelente papel para day traders, principalmente aqueles insiders do que acontece no prédio da avenida Chile (sede da empresa, no Rio) e no palácio do Planalto, em Brasília, e, finalmente para os especuladores que enxergam o mercado fria e desapaixonadamente”.
É evidente que não poderia usar um título tão longo, mas ele expressa os fatos exatamente como eles são.
Vou narrá-los de trás para frente, começando no dia (5 de abril) em que primeiro rolou que o presidente da empresa, Jean Paul Prates, contando com o apoio do ministro Fernando Haddad, iria pagar dividendos extraordinários, coisa que a companhia já vem fazendo há um bom tempo.
As cotações “porraram” para cima. Ainda mais que os preços internacionais do petróleo estão valorizados, neste momento o Brent cotado a 91,17 dólares, muito acima do custo de produção da Petrobras.
Veio então o Lula, que jogou água na fogueira, para não escrever m**** no v*********, deixando claro que a Petro não vai pagar nenhum dividendo extraordinário.
Como se isso não bastasse, recusou-se a receber Prates em palácio.
Não faço a menor ideia se Jean Paul Prates já foi demitido, ou ainda está em seu posto, quando esta crônica for publicada.
No momento, alguns jornalistas com melhores informações sobre o que se passa na capital federal dizem que Prates sai e será substituído pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante (no comments).
Tudo que importa a Lula, e apenas o que importa, é sua reeleição em 2026. E deve ser por isso que ele quer que a Petrobras invista, invista, invista.
Outro esforço que Lula está fazendo é o de tentar conquistar o eleitorado evangélico, que costuma apoiar candidatos bolsonaristas.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)