Crusoé: A questão do X
A briga entre Elon Musk e Alexandre de Moraes mostra que o Brasil vive em um estado de exceção permanente
A reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Carlos Graieb, destaca a questão do X. A briga entre o bilionário Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, evidencia como o Brasil vive em um estado de exceção permanente, marcado pela hostilidade do Judiciário à liberdade de expressão e pelos cinco anos da abertura do primeiro inquérito das fake news.
A matéria “Os arquivos da discórdia”, assinada por Duda Teixeira, explica por que as informações reveladas em mensagens dos advogados do Twitter não podem ser ignoradas em meio ao embate e provocações entre Elon Musk, Alexandre de Moraes e governo Lula.
Na reportagem “Como será possível cassar Sergio Moro?”, o jornalista Rodolfo Borges mostra que os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terão de fazer um contorcionismo ainda maior do que fizeram com Deltan Dallagnol para cassar o mandato do senador Sergio Moro (União-PR), absolvido por cinco votos a dois pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
Em “Mais petista que os petistas”, o jornalista Wesley Oliveira mostra que, embora pertença ao PSD, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, ganhou a confiança de Lula ao comprar briga em defesa das teses populistas e intervencionistas do governo.
Assinada por Caio Mattos, a matéria “Seis meses depois” conta que todos os que se envolveram no conflito entre Israel e Hamas estão mais fracos agora do que em 7 de outubro de 2023, quando o grupo terrorista fez o ataque que deixou pelos menos 1.200 mortos e cerca de 250 reféns. Além disso, aqueles que poderiam tirar algum proveito da guerra, como a oposição israelense ou a Autoridade Palestina, não tiveram a oportunidade de executar seus planos.
Crusoé Entrevistas
Em entrevista para Crusoé, o advogado Alexandre Coelho, especialista em direito digital, conta que e-mails enviados pelos integrantes do time legal do Twitter revelam uma pressão muito forte por parte dos tribunais brasileiros, mas que solicitações para as empresas digitais devem obedecer, antes de tudo, o Marco Civil da Internet.
Colunistas
Privilegiando o assinante de O Antagonista+Crusoé, que apoia o jornalismo independente, também reunimos nosso timaço de colunistas. Nesta edição, escrevem Ivan Sant’Anna, Jerônimo Teixeira, Josias Teófilo, Rodolfo Borges, Leonardo Barreto e Anne Dias.
Assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)