Milei nos EUA: homenagem dos judeus e encontro com Elon Musk
Javier Milei foi nomeado “embaixador internacional da luz”, na sinagoga The Shul, em Miami e será recebido por Elon Muskm, na fábrica da Tesla
O presidente da argentina Javier Milei pisou solo americano, nessa quarta-feira, 11 de abril, pela terceira vez em menos de cinco meses, demonstrando seu empenho em fortalecer o vínculo bilateral com Washington.
A viagem de Milei foi precedida na terça-feira, 11 de abril, por visitas americanas de alto escalão à Argentina. A chancelaria argentina recebeu, em Buenos Aires, uma delegação de funcionários do Departamento de Comércio e do Departamento de Estado americanos.
Na semana passada, a chefe do Comando Sul dos EUA, General Laura Richardson, fez uma visita de três dias que terminou com um encontro com Milei na cidade patagônica de Ushuaia.
Da mesma forma como ocorreu em sua visita do ano passado, Milei iniciou a agenda da viagem com gestos de aproximação ao Judaísmo, religião que estuda e à qual diz que gostaria de se converter.
Na última viagem ele visitou o túmulo do Rabino Menachem Mendel Schneerson e agora foi nomeado “embaixador internacional da luz”, na sinagoga The Shul em Miami.
Milei recebeu essa condecoração pelo seu apoio incondicional a Israel. Os organizadores da cerimônia, que aconteceu na noite de quarta-feira, 10, a portas fechadas, agradeceram a Javier Milei por seus “esforços incansáveis em nome de Israel e da comunidade global, honrando sua dedicação inabalável em espalhar liberdade, esperança e sentimentos positivos contra a escuridão”.
De acordo com a agenda oficial divulgada pela Presidência, Milei se reunirá nesta quinta-feira, 11, com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, e dará uma conferência no Jack D. Gordon Public Policy Institute.
Javier Milei e Elon Musk
O ponto alto da viagem acontecerá na sexta-feira, 12, quando Milei visitará a fábrica da Tesla no Texas e se reunirá com seu proprietário, o empresário Elon Musk.
O encontro entre os dois ocorre após trocas elogiosas nas redes sociais e conversas telefônicas. “Hoje tive uma ótima conversa com Elon Musk, onde agradeci por defender as ideias de liberdade e apoiar nosso trabalho, principalmente considerando tudo que ele representa como ícone de liberdade no mundo”, disse Milei após Musk parabenizá-lo pela conquista do prêmio.
O dono da rede social X voltou a aplaudir o presidente da Argentina pelo discurso que ele fez no Fórum de Davos, mostrando ter com ele certa sintonia ideológica.
Em relação aos aspectos econômicos de ambos, destaque-se que o governo Milei autorizou a entrada na Argentina da empresa de internet via satélite de Musk, a Starlink e que é conhecido o interesse do americano nas reservas de lítio existentes no noroeste do país sul-americano. Este mineral estratégico é fundamental para as baterias dos veículos elétricos da Tesla, outra empresa de Musk.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)