Crusoé: a volta ao Brasil da chefe da diplomacia da Argentina
Ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, deve fazer uma visita oficial ao Brasil na próxima semana
A ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino (foto), deve fazer uma visita oficial ao Brasil na próxima semana.
A informação foi primeiro veiculada pela Folha de S. Paulo e confirmada por Crusoé com uma fonte da diplomacia brasileira.
Essa será a primeira visita ao país com Mondino no comando do Palácio San Martín.
No final de novembro, após a eleição de Milei, ela se reuniu com o ministro Mauro Vieira, do Itamaraty, em Brasília.
A expectativa desta vez é que Mondino chegue ao Brasil no domingo, 14 de abril, e se reúna com Mauro Vieira na segunda, 15.
A futura visita da chanceler da Argentina é descrita como “pontual” e “informal”, com agenda aberta.
Alguns dos temas que devem ser discutidos, como sempre, são integração regional e a situação diplomática na América Latina.
Dentre possíveis temas citados, está Venezuela. No final de março, o regime de Nicolás Maduro impediu a candidatura presidencial da acadêmica Corina Yoris, a indicada da líder da oposição, María Corina Machado.
A falta de declaração sobre o motivo para o ato levou até mesmo o Itamaraty a publicar uma nota manifestando “preocupação” pelo tema, o que chegou a irritar o chavismo.
Outro assunto que possivelmente será discutido é a crise diplomática entre Equador e México.
A polícia equatoriana invadir a embaixada mexicana em Quito para prender um ex-vice-presidente condenado por corrupção que se asilava nas instalações.
A ação descumpriu o consenso sobre a inviolabilidade das embaixadas, mesmo que sejam território do país anfitrião, e isolou Quito no cenário internacional.
Como foi a primeira visita de Mondino ao Brasil?
A primeira visita oficial de Mondino ao Brasil ocorreu em 26 de novembro, durante o período de transição do governo da Argentina.
A empresária já estava confirmada como futura ministra das Relações Exteriores de Javier Milei. De fato, ela era cotada ao cargo desde antes mesmo da vitória eleitoral do libertário, em 19 de novembro.
Na primeira visita ao Brasil,…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)