Elon Musk analista político: “Próxima eleição será fundamental”
"Como Alexandre de Moraes se tornou ditador do Brasil? Ele tem Lula na coleira", disse o dono do X, que também cobrou uma atitude do Congresso brasileiro
Em meio a suas provocações e desafios ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o bilionário Elon Musk (foto) atacou de analista político na noite desta segunda-feira, 8. “Como Alexandre de Moraes se tornou ditador do Brasil? Ele tem Lula na coleira”, postou o dono do X com um emoji chorando de rir.
Ao compartilhar um vídeo em que o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) aparece com o jornalista Michael Shellenberger, que revelou e-mails internos do Twitter com as pressões lideradas por Moraes contra alguns perfis, Musk disse o seguinte: “A lei se aplica a todos, incluindo @Alexandre. Ele deveria ser julgado por seus crimes”.
“Por que o parlamento permite a @alexandre o poder de um ditador brutal? Eles foram eleitos, ele não. Livrem-se dele”, disse o bilionário em outra postagem, antes de se arriscar numa análise política:
“Mas como Alexandre tirou Lula da prisão e colocou o dedo na balança para eleger Lula, Lula obviamente não tomará nenhuma atitude contra ele. A próxima eleição será fundamental.”
Starlink
A análise reproduz a reclamação dos bolsonaristas, que se sentiram prejudicados numa campanha em que apenas seu lado parecia monitorado — era o lado também com mais desconfianças, desde em relação aos motivos da reabilitação política de Lula até à segurança das urnas eletrônicas.
O bilionário, que foi incluído no inquérito das milícias digitais por Moraes após ameaçar descumprir decisões judiciais, também respondeu à possibilidade de o governo Lula rever os contratos que possui com a empresa de internet por satélite Starlink, que também é de Musk.
“Starlink fornecerá Internet gratuita para escolas no Brasil se o governo não honrar seu contrato”, disse Musk.
A Agência Reuters tinha informado, e depois desmentiu, que o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, Paulo Pimenta, disse a jornalistas que o governo iri rever o contrato. Além do desmentido, a Secom também negou essa possibilidade.
Lula x Bolsonaro
Como praticamente tudo no Brasil, a questão está devidamente partidarizada: Musk x Moraes, que surgiu como um debate sobre liberdade de expressão, virou o aparentemente inescapável Jair Bolsonaro x Lula, com direito a comentário de Janja, que, como sempre, ninguém pediu.
Leia mais: A censura de Moraes tem vergonha de ser censura
Como Elon Musk pode nos ajudar
Correção: uma primeira versão desta nota dizia que a Secom tinha informado que iria repensar os contratos com a Starlink, baseado em informação da Reuters. A informação foi corrigida.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)