A. de Franco na Crusoé: Não basta ser contra Bolsonaro para ser democrata
Lula interrompeu processo de autocratização iniciado pelo antecessor. Mas engana-se quem pensa que o petista é democrata liberal
Lula não assinou a carta em repúdio às prisões arbitrárias na Venezuela, não protestou contra a trapaça da inelegibilidade de María Corina, não repreendeu Maduro por ameaçar invadir e anexar a Guiana. Espantosamente, em vez de pressionar Maduro para que realize eleições democráticas, o chefe do governo brasileiro foi na linha de pressionar Corina para que ela retire sua candidatura. É um absurdo, mas foi o que ele fez.
Não foi só isso. Lula demorou para comentar o assassinato do opositor de Putin, Alexei Navalny, e quando o fez disse que era preciso esperar um laudo dos legistas da ditadura russa. Em seguida, ele prometeu apoio moral e financeiro às ditaduras africanas e anunciou que vai aumentar o envio de recursos para a UNRWA (a tal agência para refugiados palestinos de meados do século passado e que hoje serve como aparelho do Hamas). Não contente com tantos desatinos, Lula comparou Israel à Alemanha nazista e disse que a autodefesa de Israel contra os atos terroristas do Hamas é semelhante ao Holocausto.
Convenhamos, são muitos “improvisos”, muitos “escorregões”, muitos “deslizes”. E não é só retórica. Não! São atos concretos. Como registrou Demétrio Magnoli, em artigo do início deste mês em O Globo, “o Brasil aumentou radicalmente seu intercâmbio com a Rússia desde a invasão da Ucrânia. O crescimento apoiou-se especialmente nas importações de petróleo, diesel e fertilizantes. As importações de diesel saltaram de 101 mil toneladas em 2022 para 6,1 milhões em 2023 — ou, em valores, de 95 milhões de dólares para 4,5 bilhões de dólares. No cenário do embargo europeu, o Brasil converteu-se no terceiro maior importador de hidrocarbonetos russos, atrás apenas da China e da Turquia”. Em outras palavras, o governo Lula, voluntariamente, sabotou as sanções internacionais dos países democráticos ao proto-império neoczarista de Vladimir Putin.
O fato é que Lula é…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)