Corinthians fora da Copa do Brasil em 2025?
Regulamento da CBF que dispõe sobre as vagas na competição considera posição que os clubes ocupam em seus respectivos Campeonatos Estaduais.
Após ser eliminado na primeira fase do Campeonato Paulista, o Corinthians corre um sério risco de ficar de fora da Copa do Brasil de 2025.
Isso porque, de acordo com o regulamento da CBF que dispõe sobre as vagas na competição, elas não se baseiam no ranking da entidade, mas sim na posição que os clubes ocupam em seus respectivos Campeonatos Estaduais.
Sistema de qualificação
A Federação Paulista de Futebol tem direito a seis vagas na Copa do Brasil, sendo cinco delas ocupadas de acordo com a classificação no Campeonato Paulista.
Os quatro melhores times da competição ganham automaticamente uma vaga no torneio, enquanto o time de melhor desempenho eliminado nas quartas de final garante a quinta vaga.
A sexta e última vaga destinada a um clube paulista na Copa do Brasil fica em aberto na Copa Paulista.
Esta é uma competição regional, que acontece no segundo semestre e foi criada para preencher o calendário dos times de São Paulo que não disputam o Campeonato Brasileiro.
O Corinthians tem a opção de disputar este torneio, mas ainda não se manifestou.
A última participação do clube foi em 2019, utilizando a equipe sub-23.
O que o Corinthians precisa fazer para não ficar de fora da Copa do Brasil 2025?
No momento, apenas três cenários poderiam assegurar a participação do Corinthians na Copa do Brasil 2025.
Em todos eles, o clube dependerá apenas de seu próprio desempenho dentro de campo:
- Vencer a Copa do Brasil 2024;
- Ser o campeão da Copa Sul-Americana 2024;
- Qualificar-se para a Libertadores 2025 via Brasileirão.
O peso da temporada atual
Assim, diante dos novos regulamentos impostos pela CBF, o Corinthians precisaria ser o campeão de pelo menos um dos três campeonatos que ainda tem em disputa nesta temporada.
No pior cenário, o clube teria que garantir a classificação para a próxima edição da Conmebol Libertadores pelo Brasileirão.
No Brasileirão, que começa em abril, se Palmeiras, Bragantino e São Paulo garantirem vaga na Copa do Brasil via Paulistão, forem campeões da Libertadores ou Copa do Brasil e ficarem entre os seis primeiros colocados no Brasileirão, o Corinthians pode garantir a classificação para a Copa do Brasil com a abertura de mais vagas via competição nacional.
O histórico do Corinthians na Copa do Brasil
O Corinthians, tricampeão da Copa do Brasil (1995, 2002 e 2009), já participou 29 vezes da competição, sendo vice-campeão quatro vezes (2001, 2008, 2018 e 2022).
Na próxima quinta-feira, 14, às 20h (de Brasília), no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, o Corinthians enfrentará o São Bernardo em jogo único eliminatório, válido pela segunda fase da Copa do Brasil.
Em caso de empate no tempo normal, a decisão do classificado será nos pênaltis.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)