Últimos dias do verão prometem onda de calor no Brasil
Prepare-se para altas temperaturas! A onda de calor que ameaça o Brasil pode levar regiões a marcarem até 40ºC na próxima semana. Descubra mais sobre este cenário climático no nosso artigo.
Uma grande massa de ar quente deverá se intensificar sobre a área do Chaco paraguaio e norte da Argentina na próxima semana, o que irá aumentar significativamente as temperaturas em várias regiões do Brasil. Isso acontecerá devido à presença de uma área de alta pressão na atmosfera média, propiciando a permanência de ar quente sobre a região citada e inibindo a formação de nuvens carregadas que poderiam amenizar o calor.
Quando começa e até quando vai a onda de calor?
A previsão é que a onda de calor se inicie na próxima segunda-feira, dia 11 de março, podendo se estender até, pelo menos, a sexta-feira, dia 15. Segundo previsões do Climatempo, o ar quente e seco irá se expandir por toda a região Sul do país, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e Rondônia, Triângulo Mineiro, oeste do Rio de Janeiro e todo o estado de São Paulo, provocando um aumento das temperaturas entre 3ºC a 5ºC acima da média normal.
Regiões com maiores aumentos de temperatura
Algumas áreas poderão apresentar um aumento de temperatura ainda maior: parte oeste da região Sul, sudoeste do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo. Segundo a meteorologista Maria Clara Sassaki, em algumas regiões, os termômetros poderão registrar máximas próximas aos 40ºC. O auge da onda de calor deverá ocorrer entre quarta-feira, dia 13 de março, e quinta-feira, dia 14.
Previsão de condições climáticas no país
No estado de São Paulo, as temperaturas máximas devem ficar acima dos 30ºC até o final do verão, com previsão de chuvas durante o final de semana e na semana do dia 18. Esta tendência é semelhante à prevista para o Rio de Janeiro, onde as máximas devem variar acima dos 32ºC, com previsão de um maior volume de chuvas até a próxima terça-feira, dia 12.
As capitais do nordeste também têm previsão de altas temperaturas até o final do verão, com máximas em torno dos 30ºC e pancadas de chuva diárias. No Centro-Oeste, os termômetros também indicam altas temperaturas, com máximas na média dos 30ºC e previsão de chuva para quase todos os dias.
Chegada do outono e suas características
O outono começa no Hemisfério Sul no dia 20 de março, uma quarta-feira, mais precisamente às 00h06, e termina no dia 20 de junho. Esta estação se caracteriza por sua transição do verão para o inverno e é marcada por temperaturas mais amenas, dias mais curtos e pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)