Imposto de Renda 2024: saiba como a declaração pré-preenchida pode facilitar
O prazo para envio das declarações do Imposto de Renda de 2024 está prestes a começar.
Os contribuintes brasileiros devem se preparar, pois o período para entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) de Pessoa Física (PF) de 2024 se inicia em 15 de março.
Segundo a Receita Federal, são aguardadas nesse ano cerca de 43 milhões de declarações, demonstrando um aumento se comparado às expectativas do ano passado – que era de 39,5 milhões.
Como o pré-preenchimento deve aumentar este ano?
Do total de declarações esperadas pela Receita Federal, 40% – o que representa aproximadamente 17,2 milhões de envios – deverão ser realizadas utilizando o recurso da declaração pré-preenchida.
Esta opção foi criada para simplificar o processo de preenchimento e diminuir a chance de erros.
Na última edição, o uso da declaração pré-preenchida sofreu um salto significativo, indo de 7% em 2022 para 24% do total de declarações em 2023, atingindo 9,8 milhões de envios.
A expectativa agora é que esse número quase dobre.
Como preencher a declaração do IR com o recurso de pré-preenchimento?
Para utilizar o recurso de pré-preenchimento na declaração do IR, o contribuinte precisa ter acesso ao sistema gov.br com níveis de segurança “prata” ou “ouro”.
A declaração pré-preenchida pode ser acessada em todas as plataformas de entrega de declaração.
O processo é relativamente simples: no programa do IR 2024, selecione “Nova”, escolha “Iniciar Declaração a partir da pré-preenchida” e siga as instruções.
Cabe lembrar que, mesmo optando pela declaração pré-preenchida, a conferência dos dados e apoio de um contador ainda são necessários.
O que vem na declaração pré-preenchida do IR?
A descrição pré-preenchida do IR contempla dados declarados em outras edições do IRPF, assim como informações obtidas pela Receita Federal através do cruzamento de dados.
Estas incluem salários, aposentadorias, bens, dependentes, despesas com saúde, rendimentos em aplicações, imóveis adquiridos, doações efetuadas, criptoativos e outros.
Ainda segundo a Receita Federal, a utilização da declaração pré-preenchida resultou numa queda no número de pessoas que caíram na malha fina em função da omissão de rendimentos.
E os dados fornecidos pela entidade revelam ainda que a maioria dos contribuintes gastou entre meia a uma hora para preencher a declaração do IR no ano anterior.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)