Crusoé: A ressurreição da turma do DEM
Fim da era Luciano Bivar à frente do União Brasil marca nova fase do grupo ligado a ACM Neto, que representa o antigo DEM; mudança vai ter impactos em 2026
O fim da era Luciano Bivar à frente do União Brasil marca uma nova fase do grupo ligado ao ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que representa o antigo DEM. A reviravolta no partido deve ter impactos nas eleições de 2026, diz Crusoé.
“Se existe um termo que virou modinha nos últimos dois anos é um tal de ‘plot twist’. Para quem não está muito habituado a essa expressão, o plot twist é uma mudança radical e inesperada em um enredo de romance, série, filme, quadrinho, jogo eletrônico, etc.”
“Na política, plot twists são comuns. Os menos novinhos chamam isso de reviravolta mesmo. E na semana passada o Brasil presenciou o que pode ser classificado como um dos mais impressionantes plot twists da política recente do país: a forma como Luciano Bivar, antigo ex-super-poderoso do União Brasil, perdeu seu próprio partido para o grupo de ACM Neto e companhia.”
“No dia 29 de fevereiro, o advogado Antônio Rueda foi eleito o novo presidente do União Brasil. O União, graças à eleição de Jair Bolsonaro em 2018, tornou-se uma sigla poderosa, com uma bancada de 66 parlamentares. Em número absoluto de deputados, fica atrás apenas de PL e PT. Para 2024, o União Brasil deve ter um fundão eleitoral bem gordo. Algo na casa dos 500 milhões de reais.”
“Não é à toa que Bivar, ao perceber que poderia perder sua galinha dos ovos de ouro, fez de tudo na reta final da disputa contra Rueda para não ser obrigado a sair pela porta dos fundos da sigla. E quando se fala ‘fez de tudo’, isso não é uma metáfora. Bivar ligou para vários parlamentares e, segundo relatos, teria ameaçado até mesmo a família de Rueda. Uma atitude nada republicana. Em outra linha de atuação, Bivar chegou a convocar uma coletiva com um ‘dossiê’ contra o adversário. A ideia era acusá-lo de usar a estrutura partidária para enriquecer ilicitamente. Bivar desistiu na última hora e ficou quieto.”
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)