INSS e Correios unidos: veja se é possível solicitar benefícios nas agências postais
Beneficiários do INSS poderão solicitar benefícios por incapacidade temporária nas agências dos Correios.
Os beneficiários da Previdência Social que precisam solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigamente conhecido como auxílio-doença) terão um novo canal de atendimento.
Uma parceria firmada entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios permitirá que a população entregue a documentação necessária nas agências postais, prometendo mais conveniência e agilidade para os cidadãos.
Como funcionários dos Correios auxiliarão na digitalização ?
A nova modalidade permitirá que os trabalhadores da iniciativa privada requeram o benefício, entregando laudos e atestados médicos nos Correios.
Além disso, os funcionários das agências postais serão responsáveis por auxiliar os segurados em seu requerimento e na digitalização de todos os documentos.
Segundo o INSS, a iniciativa visa ampliar o uso do Atestmed, o sistema online que permite a dispensa do exame presencial feito por um médico perito em uma agência previdenciária, ao possibilitar o envio digital da documentação médica.
Projeto-piloto inaugurado em Fortaleza
As expectativas são altas para este projeto: a partir de março, um projeto-piloto será lançado em Fortaleza (CE), segundo informações divulgadas pela Folha de São Paulo e confirmadas pelo jornal EXTRA.
Posteriormente, a nova forma de atendimento será ampliada para todo o território nacional, embora ainda não tenha sido divulgado um prazo definido para tanto.
Como irá funcionar o novo sistema?
Os beneficiários contarão com duas opções para usar este novo servico: ir pessoalmente até uma agência dos Correios, onde um funcionário os auxiliará com o pedido e digitalização dos documentos, ou iniciar o requerimento pelo telefone 135 e depois comparecer em uma agência apenas para entregar os documentos médicos, finalizando assim o pedido.
O Governo e as expectativas para a nova modalidade
Com essa mudança, o Governo espera liberar a força de trabalho dos médicos peritos para outros tipos de análise.
Além disso, há a expectativa de economia de recursos através do uso mais intensivo do Atestmed.
Isso também poderá acelerar a concessão do benefício, impedindo que ocorra atraso e consequente correção do pagamento.
Atualmente, o INSS dispõe de cerca de 1.600 agências enquanto os Correios possuem quase sete mil.
A parceria entre as instituições visa facilitar o acesso dos beneficiários aos serviços do INSS, tornando o processo menos burocrático.
O INSS espera que, até o final de abril deste ano, todo o processo de requerimento de benefícios por incapacidade seja feito através do Atestmed.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)