Concurso PM MG para soldados e oficiais é cancelado! Entenda
Entenda o motivo do cancelamento do concurso da Policia Militar em Minas Gerais!
A Polícia Militar de Minas Gerais anunciou o cancelamento do concurso PM MG que oferecia 3.282 vagas, sendo 3.102 para a posição de soldado e 180 para oficial.
Segundo a corporação, o cancelamento se deve a uma medida cautelar concedida pela Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7.488, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques. A ação questiona a limitação do número de vagas disponíveis para mulheres.
Entenda o caso e o motivo do cancelamento do concurso
Do total de 3.102 vagas para a posição de soldado, apenas 311 eram voltadas para mulheres. Isso equivale a apenas 10% do total de oportunidades, o que motivou o questionamento do ministro Nunes Marques ao considerar que isso restringe a participação feminina.
De acordo com Marques, a realização das provas deveria ser suspensa
“até o julgamento de mérito desta ação direta de inconstitucionalidade ou até a divulgação de novo edital em que se assegure às candidatas o direito de concorrer à totalidade das vagas ofertadas, livremente e em igualdade de condições com os homens”.
Diante disso, a Polícia Militar optou pelo cancelamento do concurso.
Reembolso da taxa de inscrição
A PM de Minas Gerais informou que os candidatos que se inscreveram para o concurso terão o direito de solicitar a devolução do valor da taxa de inscrição. As orientações para a solicitação da devolução do valor serão divulgadas em breve.
Próximos passos
Ainda não há informações oficiais se a PM MG irá publicar um novo edital sem a restrição de vagas para o sexo feminino. A decisão final quanto a isso depende do julgamento de mérito da ADI nº 7.488.
Apesar do cancelamento do concurso, muitos candidatos veem essa situação como uma oportunidade para intensificar seus estudos e preparação para futuros concursos públicos.
Números do último concurso
O último concurso para a posição de soldado da Polícia Militar de Minas Gerais havia recebido mais de 53 mil inscrições.
O cargo exigia candidatos com nível superior de ensino, idade entre 18 e 30 anos, Carteira Nacional de Habilitação válida, no mínimo na categoria “B”, e altura mínima de 1,60m.
Opiniões divididas sobre o cancelamento
Nas redes sociais, há relatos de candidatos divididos sobre a decisão. Algumas pessoas expressaram preocupação com os custos de deslocamento para realização das provas.
Já outros enxergaram o cancelamento como uma oportunidade para prolongar os estudos.
Concurso para oficiais também foi cancelado
O concurso para oficiais oferecia 180 vagas, sendo 162 para homens e 18 para mulheres. A carreira exigia candidatos com nível superior, especificamente com título de bacharelado em Direito.
Devido ao cancelamento, tanto para a posição de soldados quanto para oficiais, muitos concurseiros tiveram que reformular seus planos, no entanto, manter o foco nos estudos é sempre uma opção válida para quem busca uma carreira no setor público.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)