Crusoé: O jogo da lei
As dúvidas e as certezas jurídicas que podem definir o futuro do ex-presidente Jair Bolsonaro
A reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Carlos Graieb, Duda Teixeira e Wilson Lima, destaca o jogo da lei travado por Jair Bolsonaro (PL) e seus advogados para evitar a condenação e prisão do ex-presidente pelos crimes de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito — ambos instituídos pela Lei 14.197, promulgada pelo próprio Bolsonaro em 2021.
Num momento em que os ministros do STF atuam de maneira cada vez mais política, Crusoé fez um levantamento dos principais argumentos elaborados pela defesa de Bolsonaro e, com base em entrevistas com especialistas em direito penal e constitucional, avalia suas chances de sucesso.
Assinada por Caio Mattos, a matéria “O cavalo de Troia da liberdade de expressão” aborda o julgamento iniciado na Suprema Corte dos Estados Unidos sobre duas leis estaduais que tentam controlar a moderação das redes sociais em nome da liberdade de expressão. A decisão final poderá alterar o poder que os governos têm em intervir no dia a dia das plataformas digitais.
Também nesta edição, a reportagem assinada por Gui Mendes mostra que a Rússia vence pelo cansaço. Com ajuda de ditaduras para contornar sanções ocidentais e receber novas armas, o presidente russo, Vladimir Putin, começa a levar a melhor na Ucrânia.
Crusoé Entrevistas
No Crusoé Entrevistas, George Sturaro, gerente de investigações da Mercy for Animals (MFA), explica as razões e a lógica cruel por trás do fedor de navio que invadiu a Cidade do Cabo, na África do Sul, e retomou o debate sobre embarque de animais vivos.
Ilha de Cultura
Na seção Ilha de Cultura, o autor de tramas de suspense Raphael Montes, um dos mais bem sucedidos da literatura brasileira atual, fala de livros, filmes e séries que desmitificam o trabalho de escrita.
Colunistas
Privilegiando o assinante de O Antagonista+Crusoé, que apoia o jornalismo independente, também reunimos nosso timaço de colunistas. Nesta edição, escrevem Rodolfo Borges, Jerônimo Teixeira, Leonardo Barreto, Ivan Sant’Anna, Alexandre Soares Silva, José Nêumanne Pinto, Anne Dias e Josias Teófilo. A sátira política fica por conta de Agamenon Mendes Pedreira.
Assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)