Aniversariantes de 29 de fevereiro enfrentam desafios únicos
Descubra como é feito o registro de nascidos em 29 de fevereiro e os desafios que essas pessoas enfrentam em anos não bissextos
Segundo o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais (Recivil), qualquer pessoa que nasça no dia 29 de fevereiro deve ter seu registro civil feito nesta mesma data. Isso acontece porque o processo de registro deve cumprir o trâmite legal, que determina obrigatoriamente que a data correta de nascimento conste na certidão. Essa informação vem descrita no documento que serve de base para o registro em cartório: a Declaração de Nascido Vivo (DNV).
O recorde brasileiro de nascimentos no dia 29 de fevereiro
A Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional) revela que o recorde no Brasil de nascimentos registrados no dia 29 de fevereiro aconteceu em 2016, quando foram registrados 6.640 nascimentos.
Celebração de aniversários em anos não bissextos
Para aqueles que nascem nesta data atípica, existe um desafio adicional quando se trata de celebrar o aniversário, principalmente em anos não bissextos. A estudante Lorena Carolina, de 23 anos, natural de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, é uma das pessoas que nasceram nesta data, mas foi registrada um dia antes, em 28 de fevereiro, causando confusão quando se trata de celebrações de aniversário.
Já o auxiliar de escritório José Henrique Lopes, de 23 anos e natural de Belo Horizonte, nasceu e foi registrado no dia 29 de fevereiro. Ele conta que já passou por situações complicadas por ter nascido nessa data, como quando teve problemas para rescindir um contrato de trabalho por alegações de que a data de seu aniversário estava incorreta.
Nascimentos em Minas Gerais no dia 29 de fevereiro
Desde o ano 2000, o estado de Minas Gerais registrou um total de 3.748 nascimentos no dia 29 de fevereiro. O ano que teve o maior número de nascimentos nessa data foi 2000, com 736 registros, seguido por 2016, com 681 nascimentos.
O que é um ano bissexto?
O conceito de ano bissexto, que possui um dia a mais (29 de fevereiro), foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César. Essa medida foi tomada para alinhar o calendário com o tempo que a Terra leva para completar uma volta ao redor do Sol, que é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 36 segundos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)