Biólogo divulga vídeo nadando ao lado de sucuri no MS
Explore a incrível experiência do biólogo Freek Vonk ao encontrar uma sucuri gigante no Rio Formoso, Brasil. Descubra também a descoberta de uma nova espécie de sucuri. Mergulhe nessa aventura!
Na natureza do Brasil, um impressionante encontro entre um biólogo e uma sucuri gigante está repercutindo na internet. O biólogo holandês Freek Vonk exibe em um vídeo impressionante o encontro com uma sucuri de proporções gigantescas nas águas cristalinas do Rio Formoso, um dos principais afluentes de Bonito, no Mato Grosso do Sul.
De acordo com relatos do especialista em vida selvagem Freek Vonk, o avistamento ocorreu durante um mergulho realizado em junho de 2023, que contou também com o acompanhamento de um guia de turismo local, especialista em passeios para avistamentos com sucuris. A região possui alta incidência de serpentes desta espécie, graças à elevada transparência das águas proporcionada pela presença de grandes quantidades de sedimentos calcários no fundo do rio.
O encontro com a Sucuri Gigante
No vídeo, Vonk aparece nadando ao lado da gigantesca sucuri verde, que se arrasta devagar pelo fundo da água, aparentemente não perturbada pela presença humana. A serenidade do animal frente ao mergulhador reflete a importância de sempre respeitar o espaço da vida selvagem, principalmente quando ela tem o tamanho deste exemplar, descrito por Vonk como “Grosso como um pneu, com uma cabeça tão grande quanto a minha cabeça.”.
Segundo o biólogo, esta é a maior sucuri que ele já viu em toda a sua carreira, um autêntico gigante que provavelmente pertence à espécie Eunectes murinus, também conhecida como a anaconda verde do sul.
O trabalho de Freek Vonk e a descoberta de uma nova espécie de sucuri
Reconhecido por seu trabalho de divulgação científica, Freek Vonk é professor na Universidade Livre de Amsterdã e já publicou diversos estudos sobre descobertas de novas espécies de animais ao redor do mundo.
Recentemente, Vonk compartilhou com o público outra conquista importante. Ele participou de uma equipe de 15 cientistas que anunciaram ao mundo a identificação de uma nova espécie de sucuri, descoberta na Amazônia peruana. A nova espécie compartilha muitas semelhanças físicas com as anacondas verdes do sul, mas apresenta uma diferença genética de 5,5% – uma distância evolutiva impressionante.
A sucuri-verde e suas semelhantes no Brasil
No Brasil, além da sucuri-verde ou Eunectes murinus, existem outras três espécies de sucuris conhecidas: Eunectes notaeus (Sucuri-amarela), Eunectes beniensis (Sucuri de bene) e Eunectes deschauenseei (Sucuri malhada).
Essas serpentes possuem uma coloração que vai do verde ao marrom, com variações de acordo com a espécie e o ambiente. Em termos de tamanho, esses animais são conhecidos por serem os maiores do mundo em termos de peso e circunferência, com fêmeas adultas que podem chegar a medir até 5m de comprimento.
Encontrar essas criaturas gigantescas, porém, não é garantido e deve sempre ser feito com máximo de cuidado para preservar tanto a espécie como a pessoa que a observa. Como sempre, o respeito à vida selvagem deve ser a regra número um para qualquer observador.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)