Daniel Alves não é mais lenda do Barcelona
O time catalão retirou o nome de Daniel Alves da lista de lendas do clube após ele ser condenado por agressão sexual
O ex-jogador de futebol Daniel Alves foi oficialmente retirado da lista de lendas do Barcelona. A decisão veio após sua condenação por agressão sexual, divulgada na última semana.
A lista de lendas do Barcelona é composta por 102 jogadores que se destacaram no clube desde a sua fundação em 1899. Recentemente, Jordi Alba, Sergio Busquets e Gerard Piqué foram adicionados à lista.
Segundo o Globo Esporte, o Barcelona aguardou o desfecho do processo judicial para tomar a decisão de retirar Daniel Alves da lista. O lateral estava em prisão preventiva desde 20 de janeiro de 2023.
Entenda o caso
Daniel Alves foi condenado a quatro anos e meio de prisão pela juíza Isabel Delgado Pérez, da 21ª Seção da Audiência de Barcelona. Ambas as partes têm o direito de recorrer da decisão.
Além da pena de prisão, o jogador também foi condenado a um período de cinco anos em liberdade vigiada, que será cumprido após o término da pena na prisão.
Ele deverá manter uma distância mínima de um quilômetro da casa ou local de trabalho da vítima e não poderá entrar em contato com ela. Daniel Alves também terá que pagar uma indenização de 150 mil euros (R$ 805 mil) por danos morais e físicos, além das custas do processo.
A Justiça espanhola afirmou, em comunicado, que considerou comprovado que a vítima não consentiu e que existem elementos de prova, além do testemunho dela, que sustentam a acusação de violação.
Agressão sexual
Na legislação espanhola, o termo “agressão sexual” engloba todos os crimes de natureza sexual. Daniel Alves está cumprindo prisão preventiva há 13 meses desde o dia 20 de janeiro de 2023 e teve seu quinto pedido de liberdade negado com a divulgação da sentença na última quinta-feira.
Estátua de Daniel Alves em Juazeiro aguarda recurso na Espanha
Juazeiro, cidade localizada no norte da Bahia, enfrenta uma polêmica envolvendo a estátua do ex-jogador de futebol Daniel Alves. Inaugurada em 2020, a obra do artista plástico Leo Santana já foi alvo de vandalismo por parte dos moradores da cidade.
A revolta dos moradores se deve ao fato de Daniel Alves ter sido condenado a quatro anos e meio de prisão por agressão sexual. A situação tem gerado grande repercussão nas redes sociais, onde os cidadãos têm exigido que a prefeitura do município tome providências e retire a estátua.
A decisão judicial ainda cabe recurso por ambas as partes, e a Prefeitura de Juazeiro informou ao Globo Esporte que aguardará o trânsito em julgado, ou seja, a decisão definitiva do caso, para definir o que será feito em relação à estátua. Enquanto isso, não irá se posicionar sobre o assunto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)