Ataque Houthi a navio de carga eleva tensões e ameaça o comércio marítimo global
Ataque houthi ao navio de carga Rubymar cria tensões na segurança marítima global. A ação impacta diretamente o comércio e a economia no Mar Vermelho
Militantes Houthi no Iêmen afirmaram que realizaram um ataque ao navio de carga Rubymar no Golfo de Aden, e agora a embarcação está em risco de afundar.
Esta ação representa uma elevação nos riscos de sua campanha para interromper o transporte global em solidariedade aos palestinos na guerra de Gaza. O porta-voz militar Houthi, Yahya Sarea, disse em comunicado que a tripulação do navio está salva.
Detalhamento do ataque
De acordo com o comunicado, os Houthis também derrubaram um drone dos EUA na cidade portuária de Hodeidah. “O navio foi seriamente atingido, o que provocou sua paralisação completa. Devido aos danos extensivos sofridos, agora corre o risco de afundar no Golfo de Aden”, disse Sarea.
A empresa de segurança marítima LSS-SAPU, que atende o navio, informou que o Rubymar teve danos após o disparo de dois mísseis vindos do Iêmen, mas a tripulação conseguiu evacuar a embarcação.
Impacto nos transportes marítimos
Esses ataques têm causado preocupações crescentes com a segurança. As forças Houthi, alinhadas ao Irã, realizaram vários ataques com drones e mísseis desde meados de novembro contra o transporte comercial internacional no Mar Vermelho e no Estreito de Bab al-Mandab, uma rota que representa cerca de 12% do tráfego de transporte marítimo mundial.
Em resposta a esses incidentes, diversas empresas decidiram interromper as viagens pelo Mar Vermelho e optaram por uma rota mais longa e cara ao redor da África. Aviões de guerra dos EUA e do Reino Unido realizaram ataques retaliatórios em todo o Iêmen.
Implicações para os trabalhadores
Os trabalhadores do mar permanecem na linha de fogo e já assinaram acordos para se recusarem a navegar em navios que passam pelo Mar Vermelho, recebendo o dobro do pagamento ao entrarem nas zonas de alto risco.
Até o momento, nenhum navio atacado afundou ou qualquer tripulante foi morto. No entanto, os marinheiros são vítimas inocentes da agressão contínua contra o transporte marítimo mundial, permanecendo em condições potencialmente letais enquanto a comunidade de transporte marítimo continua sob ataque.
Consequências econômicas
Esses ataques têm levado a um aumento nos prêmios de seguro de risco de guerra e impactado as entregas de gás natural liquefeito (GNL). “É só uma questão de demorar mais para chegar lá. Mas não chegará a um ponto em que teremos que parar a produção porque não há navio. Estamos bem”, disse o CEO da QatarEnergy, Saad al-Kaabi.
Os ataques também levaram algumas das maiores empresas exportadoras de GNL do mundo, como a QatarEnergy, a interromper a navegação pelo Mar Vermelho por razões de segurança.
Implicações para a segurança global
Os ataques Houthis, estão aumentando o risco e os custos para o já tenso sistema de transporte marítimo global. Os militantes, que controlam as regiões mais populosas do Iêmen, têm como alvo embarcações com laços comerciais com os Estados Unidos, Reino Unido e Israel, de acordo com fontes de seguros e navegação.
Sendo assim, as empresas de transporte marítimo devem ponderar os custos e o tempo de viagem aumentados em relação ao risco para seus navios e, o mais importante, a segurança da tripulação a bordo.
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