Idoso preso por maus-tratos a animais no Paraná
Idoso preso em Apucarana, Paraná, por maus-tratos a animais, mantendo-os em condições insalubres e famintos. Justiça reforça que é um crime punível. Saiba mais.
A Polícia Civil de Apucarana, localizada na região norte do Paraná, efetuou a prisão de um idoso de 65 anos sob a alegação de maus-tratos contra animais. O caso foi registrado na tarde desta sexta-feira, 9, após uma denúncia anônima.
Condições insalubres
O suspeito foi detido em sua residência no Jardim Colonial, onde os policiais encontraram os animais em um ambiente extremamente insalubre, infestado de pulgas e carrapatos. Segundo a delegada Luana Lopes, titular da Delegacia da Mulher, o idoso já havia sido previamente notificado e orientado sobre os cuidados necessários com os animais.
Denúncia anônima
“O homem vinha sendo monitorado. Apesar de todas as notificações e orientações, a situação de mau trato dos animais não foi resolvida”, afirma a delegada. A denúncia anônima recebida pela polícia nesta sexta indicava que os animais viviam em uma situação deplorável.
Estado dos animais
“Ao chegarmos ao local, constatamos a veracidade da denúncia. Um animal de grande porte estava acometido de sarna, além de muitas pulgas e carrapatos. Dois outros animais de porte pequeno se encontravam em situação semelhante“, detalha Lopes. Ela também ressalta que os animais estavam famintos e que a água disponível para eles estava imunda.
Prisão
Ainda segundo a delegada, a casa tinha vários pontos com água parada, proporcionando condições favoráveis para a proliferação do mosquito da dengue. Diante das evidências, o idoso, que não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia.
Cabe ressaltar que maus-tratos contra animais constituem crime, sob a Lei Federal nº 9.605, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, que prevê pena de detenção que varia de três meses a um ano, além de multa.
Denúncias de maus-tratos contra animais podem ser feitas nas delegacias comuns e também nas especializadas em crimes ambientais. Já as orientações sobre como cuidar corretamente dos animais podem ser obtidas em órgãos de proteção aos animais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)