Rodolfo Borges na Crusoé: Ai de ti, Volta Redonda!
Ao dizer que o Campeonato Carioca é o mais forte do Brasil, Tite acabou expondo que a competição nem sequer deveria existir
Há mentiras tão evidentes que é preferível omiti-las, sob o risco de chamar atenção para as verdades que elas pretendiam esconder. É melhor ficar calado do que dizer, por exemplo, que o Campeonato Carioca é o mais difícil entre os estaduais do Brasil. Se você pensar bem, Tite, o carioca não é nem o segundo torneio mais competitivo entre os regionais.
Após o Flamengo golear o Audax-RJ por 4×0, seu treinador disse que o Campeonato Carioca “é o mais forte do Brasil“. “Antes era São Paulo, agora é o Carioca. Ele é muito difícil. A busca nossa é pelo título carioca. Esse processo de evolução visa esse objetivo“, completou o ex-técnico da seleção brasileira, antes de partir com seu time para uma pré-temporada nos Estados Unidos, enquanto o “Flamengo Fake”, como foi apelidada a equipe sub-20 que permaneceu no Brasil, disputava partidas do estadual mais forte do país.
“Cingiram tua fronte com uma coroa de mentiras”, diz Rubem Braga a Copacabana na clássica crônica. Eu digo para o Volta Redonda, único clube carioca na Série C do Campeonato Brasileiro. O Rio de Janeiro tem quatro times na Série A, nenhum na Série B e três na Série C. São Paulo tem quatro na Série A (empatou), sete na Série B (humilhou) e quatro na Série C (superou).
A distância entre os dois campeonatos está expressa de forma clara também nos incentivos e premiações oferecidos. Os quatro clubes grandes de São Paulo receberão, cada um, 40 milhões de reais apenas para participar do torneio. Os menores ficarão, cada um, com 8 milhões de reais.
O campeão paulista receberá outros 5 milhões de reais. Já os times do Rio não ganharão prêmio por rendimento no campeonato estadual pelo terceiro ano seguido. O Flamengo, maior clube do estado, faturou 23 milhões de reais com direitos de TV da competição no ano passado, metade do que os rivais paulistas receberão neste ano.
Enfim, não há comparação entre os dois mais renomados campeonatos estaduais. O Campeonato Carioca compete hoje com…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)