Imposto de Renda: Receita Federal libera lote residual
Veja o que fazer se o crédito não for realizado. Não perca esta informação importante!
A Receita Federal realizou o pagamento do lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) na última quarta-feira (31).
No total, 306.224 contribuintes que entraram na malha fina em anos anteriores e regularizaram a situação com o Fisco receberão R$ 800 milhões.
Quem vai receber?
O pagamento do Imposto de Renda será efetuado na conta informada na declaração.
Vários contribuintes que são contemplados têm prioridade legal, sendo 8.613 idosos acima de 80 anos, 67.695 contribuintes entre 60 e 79 anos, 6.403 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 20.258 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.
Também serão beneficiados neste lote 128.138 contribuintes não prioritários que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição através do PIX.
Por fim, foram contemplados 75.117 contribuintes não prioritários.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
A consulta ao lote residual do Imposto de Renda foi disponibilizada no último dia 24 na página da Receita Federal na internet.
Para consultar, o contribuinte deve clicar em Meu Imposto de Renda e, logo em seguida, no botão Consultar a Restituição.
A consulta também está disponível no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Se o contribuinte não estiver na lista, deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e conferir o extrato da declaração.
Havendo qualquer pendência, poderá ser enviada uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
O que acontece se o crédito não for realizado?
Caso o crédito não seja realizado, como, por exemplo, se a conta informada estiver desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).
Se o contribuinte não realizar o resgate do valor da sua restituição após um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC.
Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, posteriormente, no campo Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
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