Mato Grosso volta a exigir máscara em razão de aumento dos casos de Covid-19
Mato Grosso reforça o uso de máscaras e protocolos sanitários devido ao aumento de casos de Covid-19 e a detecção de uma nova subvariante.
Os municípios de Água Boa, Cáceres e Nova Xavantina, em Mato Grosso, voltaram a recomendar o uso de máscaras para prevenção contra a Covid-19. A iniciativa surge após uma onda de aumento de casos de infecção pelo coronavírus no estado.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Mato Grosso registrou até o momento 3.895 casos confirmados da doença. Monitoramento recente, que considera os últimos 14 dias, revela que cinco municípios estão com risco muito alto, tendo contabilizado 500 casos a cada 100 mil habitantes.
Situação Epidemiológica em Mato Grosso
Em conversa com a CNN, o secretário-adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde da SES-MT, Juliano Melo, avaliou a situação epidemiológica do estado. “Estamos em uma situação mais confortável comparada a anos anteriores. Conseguimos manter o nível de alerta e prestar assistência aos casos registrados”, afirmou Melo.
O secretário também enfatizou a relevância da vacinação, principalmente da busca ativa por indivíduos que ainda não receberam a vacina ou possuem doses em atraso. O foco são idosos acima de 60 anos e crianças menores de cinco anos.
Novos Protocolos em Mato Grosso
“Já havíamos implementado alguns protocolos para o manejo dos casos de Covid, que agora reforçamos. O manejo envolve principalmente controle no ambiente de trabalho em relação ao uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e distanciamento. Além dele, também orientamos os municípios sobre a importância da vacinação, enfatizando a busca ativa“, explicou Melo.
Em Cáceres, localizado a 736 km de Cuiabá, até a última sexta-feira (26), a Secretaria de Saúde confirmou 185 casos de Covid, sem nenhum caso grave registrado. “Devido ao grande número de casos constatados no início de 2024, achamos por bem orientar a utilização de máscaras, principalmente em locais com aglomerações. É uma medida de precaução“, declarou o secretário municipal de Saúde, Vitor Miguel Oliveira.
Subvariante da Covid-19
Na segunda-feira (22), o Laboratório Central da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso identificou e sequenciou uma nova subvariante da Covid-19. Trata-se da JN 2.5, uma variação da Ômicron. Esse é o primeiro registro da subvariante no Brasil.
Alessandra Moraes, superintendente de Vigilância em Saúde, salienta a importância do cuidado: “Não é necessário pânico, mas precisamos estar sempre alertas aos sintomas gripais. É imprescindível a vacinação contra o coronavírus. Somente a imunização é eficaz na prevenção contra a doença“.
*Sob supervisão da CNN
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)