Adesões ao Simples Nacional disparam em 2024
Número de adesões ao Simples Nacional para 2024 ultrapassa 740 mil solicitações A Receita Federal anunciou na última quarta-feira (24.jan.2024) que já recebeu um total de 740 mil solicitações.
A Receita Federal anunciou na última quarta-feira (24.jan.2024) que já recebeu um total de 740 mil solicitações de adesão ao regime tributário Simples Nacional para o ano fiscal de 2024.
No entanto, cerca de 481 mil dessas solicitações continuam pendentes de aprovação devido a pendências financeiras com o Fisco.
Por outro lado, a Receita Federal já concluiu o processo de 259 mil empresas, que já foram automaticamente incluídas na categoria do Simples Nacional.
Este regime tributário é ideal para pequenas empresas, graças à sua simplicidade e facilidade de pagamento de impostos para pessoas jurídicas.
O que é o Simples Nacional?
O Simples Nacional foi implementado com o objetivo de simplificar o pagamento de impostos para os pequenos empresários.
Ele engloba até 8 impostos diferentes numa única taxa, os quais são pagos numa guia única, denominada Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), até o dia 20 de cada mês.
O imposto inclui:
- Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
- Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep);
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
- Imposto Sobre Serviços (ISS) e Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).
Quem pode aderir ao Simples Nacional?
O Simples Nacional é principalmente voltado para micro e pequenas empresas, com um faturamento anual máximo de R$ 4,8 milhões.
O Microempreendedor Individual (MEI), por sua vez, com um faturamento anual de até R$ 81.000, também se enquadra neste regime fiscal.
Considera-se como um dos mais fáceis de declarar, o Simples Nacional tem taxas que variam de acordo com a área de atuação da empresa, tornando-se uma opção atraente para quem deseja simplificar o pagamento de impostos e reduzir a burocracia.
Ainda assim, é importante que as empresas regularizem-se com a Receita Federal, já que quase dois terços das solicitações de adesão ao Simples Nacional para 2024 continuam pendentes.
A agência fiscal incentiva as empresas a resolverem suas pendências financeiras para poderem se beneficiar do regime tributário.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)