Kataguiri quer repúdio ao apoio do Brasil à acusação contra Israel por genocídio
O deputado Kim Kataguiri (União-SP) apresentou um pedido de moção de repúdio por parte da Câmara à decisão do Governo Federal de apoiar a denúncia da África do Sul...
O deputado Kim Kataguiri (União-SP) apresentou um pedido de moção de repúdio por parte da Câmara à decisão do Governo Federal de apoiar a denúncia da África do Sul na Corte Internacional de Justiça da ONU para acusar Israel de genocídio. O parlamentar classifica a decisão do governo brasileiro de “descabida” e afirma que ela diverge da posição de “equilíbrio e moderação” da política externa brasileira.
Ainda de acordo com registro do deputado no requerimento, a ação sul-africana é uma “inversão da realidade”. “O conflito atual começou depois das atrocidades dos terroristas do Hamas contra a população de Israel, que matou indiscriminada e barbaramente mais de 1.200 pessoas, no ataque mais mortal contra o povo judeu desde o Holocausto”, diz.
Kim Kataguiri também afirma que Israel está “apenas se defendendo de um inimigo” e chama o Hamas de “genocida”.
“Manifesta abertamente seu desejo genocida de exterminar Israel e os judeus. Nesta terrível guerra iniciada pelo Hamas, as forças de Israel tomam precauções que nenhum outro exército tomou para preservar a população civil, alertando sobre ataques em áreas urbanas, orientando civis a saírem da zona de conflito, permitindo ajuda humanitária. O Hamas se esconde covarde e deliberadamente atrás dos civis de Gaza porque suas mortes são usadas como arma contra Israel na opinião pública mundial”.
No pedido de moção, Kim evoca a manutenção de relações diplomáticas equilibradas, conforme preconizado na Constituição Federal e o respeito ao princípio da autodeterminação dos povos e à soberania das nações, igualmente assegurado pela Constituição.
Esse pedido deve ser analisado pelos parlamentares apenas em fevereiro, pois o Congresso está de recesso até o dia 2.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)