Governo lança Concurso Unificado com salários de até R$ 23 mil
As inscrições para o primeiro Concurso Público Nacional Unificado estão previstas para o período de 19 de janeiro a 9 de fevereiro. Há salários de até R$ 23 mil...
As inscrições para o primeiro Concurso Público Nacional Unificado estão previstas para o período de 19 de janeiro a 9 de fevereiro. Há salários de até 23 mil reais.
A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira, 10, em Brasília, pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
O concurso adotar provas simultâneas em 220 cidades por todo o Brasil em 5 de maio. O governo estima que o concurso deve receber até três milhões de inscritos.
Os 21 órgãos que aderiram a esse certame vão selecionar majoritariamente candidatos de nível superior. Das 6.640 vagas previstas, 5.948 são para quem tem graduação, e 692 são de nível médio.
“Queremos o serviço público com a cara do Brasil. Já temos uma diversidade regional em Brasília, mas pode ser ampliada. Muitas vezes as pessoas precisam se deslocar para Brasília ou na melhor das hipóteses ir para as capitais”, comentou a ministra.
A taxa de inscrição será de 60 reais para vagas de nível médio; e de 90 reais para vagas de nível superior. Estão isentos desse pagamento os candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); aqueles que cursam ou cursaram faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); assim como aqueles que realizaram transplante de medula óssea.
Para se inscrever, o candidato deve acessar sua conta na plataforma Gov.br. A conta Gov.br garante a correta identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais do governo. Em seguida, é necessário preencher os formulários e anexar os documentos exigidos no edital.
No momento da inscrição, o candidato fará a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco reúne as carreiras que possuem semelhanças entre si.
Veja os blocos temáticos do Concurso Unificada do governo federal:
- Infraestrutura, Exatas e Engenharias (727 vagas)
- Tecnologia, Dados e Informação (597 vagas)
- Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas)
- Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas)
- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas)
- Setores Econômicos e Regulação (359 vagas)
- Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas)
- Nível Intermediário (692 vagas)
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)