Obrador pede desculpas após chamar deputada trans de “um senhor vestido de mulher”
Lopez Obrador, presidente do México, pediu desculpas à deputada federal trans Salma Luévano após se referir a ela como “um senhor vestido de mulher”. Em sua retratação, afirmou seu respeito pela liberdade de “identificação de gênero”.
Lopez Obrador, presidente do México, pediu desculpas à deputada federal trans Salma Luévano após se referir a ela como “um senhor vestido de mulher”. Em sua retratação, afirmou seu respeito pela liberdade de “identificação de gênero”.
Salma Luévano comemorou o pedido de desculpas de Obrador, elogiando como um avanço na visibilidade da luta trans, e reafirmou sua identidade como “mulher trans”. Luévano também expressou a necessidade de “desconstruir preconceitos e estigmas em relação à comunidade trans”, e declarou que aguarda um encontro com Obrador para discutir questões relacionadas aos direitos das populações trans.
Para a engenheira Maiara Silveira, diretora da Matria, associação brasileira de mulheres que atua pela promoção e proteção dos direitos humanos das mulheres e crianças baseados no sexo biológico, “o presidente [Lopez Obrador] não mentiu quando disse que a colega trans é um homem vestido de mulher. A premissa para se declarar “mulher trans” é ter nascido homem. Precisamos parar de negar a realidade.”
O biólogo geneticista brasileiro Eli Vieira. oferece uma perspectiva alternativa. Ele aborda a necessidade de reconhecer as nuances das identidades transsexuais e os diferentes tipos de transexualidade em seu perfil no X, antigo Twitter. Vieira, que é abertamente gay, argumenta que políticas públicas e abordagens sociais não devem adotar uma visão simplista ou ideológica.
Comentando um caso recente envolvendo a polícia britânica, que permitiu que “mulheres trans” revistem mulheres biológicas, Vieira afirmou: “a decisão da polícia britânica de permitir que policiais mulheres revistem homens gera preocupações devido ao risco de tensão sexual e potencial de assédio, já que mais de 90% das pessoas são heterossexuais“.
O biólogo explica que mulheres trans podem ser classificadas em dois tipos: transexuais homossexuais e autoginéfilas, estas últimas sentindo atração sexual por mulheres. Essa distinção, segundo Vieira, é crucial, pois “mulher trans não é necessariamente um fenômeno adjacente ao homem homossexual”. Ignorar essas evidências em políticas públicas pode levar a situações inadequadas em ambientes como vestiários e prisões.
Em sua conta no X, a deputada mexicana Salma Luna disse:
“Hoje o presidente @lopezobrador_ me pediu desculpas por ter feito uma má generalização.Esta declaração é muito importante porque torna visível uma luta que nos leva décadas. Sou mulher, “Deputrans” e isso não está em discussão. Agora é esperar o presidente me receber.”
Hoy el presidente @lopezobrador_ me ofreció una disculpa por malgeneralizarme. Esta declaración es importantísima, pues visibiliza una lucha que nos ha tomado décadas
Soy una mujer, Diputrans y eso no está a discusión.
Ahora a esperar a que me reciba el presidente @JesusRCuevas pic.twitter.com/tlDOJEcBNP— Salma Luévano Luna (@SalmaLuevano) January 9, 2024
A polícia britânica cometeu o erro de permitir que policiais que se dizem mulheres trans revistem mulheres. Para entender o problema disso, vamos pensar: por que não é recomendável que homens revistem mulheres ou vice versa?
Claramente é por causa do risco de uma tensão sexual,… pic.twitter.com/vZsk8bvv7f
— Eli Vieira (@EliVieiraJr) January 8, 2024
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)