Crusoé: Vem aí a lista de “mais procurados” brasileira
O Ministério da Justiça instituiu uma lista de procurados do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), que passará a tornar nacional os criminosos considerados mais perigosos à solta no país...
O Ministério da Justiça instituiu uma lista de procurados do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), que passará a tornar nacional os criminosos considerados mais perigosos à solta no país. Uma portaria publicada nesta sexta-feira, 22, no Diário Oficial da União institui as bases do programa, que começa a valer a partir de janeiro.
Serão incluídos no sistema criminosos com mandado de prisão vigente, que tenham envolvimento em crimes graves, violentos, hediondos ou figuras equiparadas e que sejam considerados de risco, dentro da classificação interna do Susp. Inicialmente, a lista deve contar com oito nomes de cada secretaria estadual de Segurança Pública, enviados semestralmente – o que garante o mínimo de 216 nomes no rol, já que o Ministério da Justiça poderá incluir quantos nomes quiser.
O governo também deve instituir um programa de recompensa para informações que levem à captura dos criminosos. De acordo com a gravidade do crime, a qualidade da informação e o risco que informante está envolvido, o pagamento pode variar de 30 mil a 100 mil reais, pagos com o Fundo Nacional de Segurança Pública.
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)