Izabela Patriota na Crusoé: “A briga de titãs no coração de São Paulo”
O embate entre moradores e comerciantes no bairro dos Jardins, em São Paulo, é um clássico exemplo de disputa em que, dados os envolvidos, o melhor é permanecer na torcida pela briga, diz Izabela Patriota na Crusoé...
O embate entre moradores e comerciantes no bairro dos Jardins, em São Paulo, é um clássico exemplo de disputa em que, dados os envolvidos, o melhor é permanecer na torcida pela briga, diz Izabela Patriota na Crusoé.
“Estamos falando de um dos metros quadrados mais caros da América Latina, próximo ao parque do Ibirapuera, mais precisamente entre as avenidas Paulista e a Faria Lima, e com ares de privilégios de primeiro mundo. Apesar de estar no coração da maior metrópole da América do Sul, a expectativa é de se manter como um subúrbio americano.”
“O contexto é o seguinte: Jardins, bairro localizado na zona oeste de São Paulo, está no epicentro da alteração da Lei de Zoneamento da cidade. Atualmente, a área possui limitações acerca da capacidade de público e tipo de entretenimento que os comércios podem atender.”
“Como resultado, vemos de um lado os moradores — que querem garantir seu acesso restrito à tal parte da cidade, bem como sua tranquilidade —, e os comerciantes — que querem expandir suas atividades para um público com um dos maiores poderes de compra do Brasil.”
“O embate entre os residentes e as empreiteiras — em conjunto com comerciantes — que atuam na região, oferece uma vívida representação da Teoria da Escolha Pública. Este confronto revela a intensa competição entre grupos de interesse na influência sobre a formulação de políticas públicas, especialmente no âmbito do zoneamento urbano.”
“Enquanto os empresários almejam injetar dinamismo no comércio, buscando o adensamento urbano, os moradores lutam pela preservação de uma área central de São Paulo, excluindo-a dos impactos advindos desse aumento populacional.”
“O ruído da disputa reside na capacidade de ambos os lados de conduzir um lobby eficaz para moldar as políticas de zoneamento de acordo com seus interesses. Nesse contexto, o meio ambiente emerge como ponto crucial, destacando-se como um dos elementos mais sensíveis no atual cenário urbanístico.”
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)