Relator da CPI da Braskem será escolhido na próxima semana
Senadores divergem sobre a escolha de Renan Calheiros (MDB-AL) para a relatoria da colegiado, instalado nesta quarta-feira, 13...
Ficou para a próxima terça-feira, 18, a definição do relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem. O colegiado que vai investigar o afundamento do solo em Maceió foi instalado nesta quarta-feira, 13, pelo Senado.
Em comum acordo, os senadores escolheram o senador Omar Aziz (PSD-AM) para presidir a CPI da Braskem. Aziz ficou conhecido ao presidir a CPI da Covid, em 2021. Já o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) foi indicado como vice-presidente da comissão.
O senador Renan Calheiros (MDB-AL), autor do requerimento da CPI, vem requerendo a função de relatoria. Os demais integrantes da bancada de Alagoas, no entanto, discordam e defendem que o relator seja um parlamentar de outro estado.
Além de Calheiros, Rodrigo Cunha (Podemos) e Fernando Farias (MDB), também participarão da CPI da Braskem.
“Dentro do que foi conversado nas quatro paredes, gostaria em público que fique claro que nenhum senador do estado será o relator. Em busca de isenção, para não colocar em xeque a credibilidade da condução dessa CPI. Eu vou sair daqui extremamente insatisfeito se não tiver aqui formalmente e cabalmente dito por todos que Renan Calheiros não será o relator”, disse Cunha.
Por outro lado, o senador emedebista afirmou que não pode ter o seu mandato “cerceado”. “Não posso aceitar que limite meu mandato. Eu tenho certeza que o presidente Omar Aziz vai escolher o relator no momento adequado e aquele que possa melhor ajudar na investigação, que precisa ser feita urgentemente”, rebateu Calheiros.
Diante do impasse, Omar Aziz afirmou que pretende buscar o consenso e um acordo junto aos demais membros da CPI nos próximos dias. O presidente da CPI, no entanto, não descartou que Calheiros seja escolhido para a relatoria.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)