Felippe Hermes na Crusoé: Risco moral
Lewis Ranieri é uma das figuras mais relevantes e emblemáticas do século 20, ainda que seu nome não seja reconhecível por 99.99% da população mundial...
Lewis Ranieri é uma das figuras mais relevantes e emblemáticas do século 20, ainda que seu nome não seja reconhecível por 99.99% da população mundial.
De origem ítalo-americana, Lewis é conhecido hoje como pai dos “créditos com garantia em hipotecas”.
Em suma, Lewis criou um instrumento que permitiu transformar o entediante mercado de financiamento imobiliário em um colosso de US$12 trilhões, que movimenta diariamente 300 bilhões de dólares, ou um quinto da riqueza produzida pelo Brasil em um ano.
Esse mecanismo alterou a forma como o crédito imobiliário é organizado.
Antes, pequenos bancos regionais pegavam recursos de poupadores e emprestavam para que famílias pudessem financiar suas casas.
Com Lewis, os bancos regionais passaram a transformar esses empréstimos em títulos, vendendo esses títulos para outros investidores que pagavam adiantado para receber o fluxo de pagamentos dos financiamentos imobiliários. Assim, os bancos podiam emprestar novamente.
Esses investidores, por sua vez, criavam títulos baseados nos títulos que haviam comprado, repassando os rendimentos, e os riscos, aos novos investidores.
Esse mercado foi evoluindo…
Leia mais: Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)