Leonardo Barreto na Crusoé: “Furacão categoria ‘Guido Mantega’”
Pesquisa feita pela Quaest com 100 profissionais do mercado financeiro fez diversas perguntas sobre a credibilidade do governo e da sua política econômica. Em um dos itens, se questiona se o governo irá conseguir o déficit zero no ano que vem...
Pesquisa feita pela Quaest com 100 profissionais do mercado financeiro fez diversas perguntas sobre a credibilidade do governo e da sua política econômica. Em um dos itens, se questiona se o governo irá conseguir o déficit zero no ano que vem. O resultado foi demolidor: 100% da amostra respondeu “não”, denotando que o país já vive uma crise de confiança.
A credibilidade da dupla Haddad/Lula está na lona. Ainda segundo a pesquisa, apenas 9% fazem uma avaliação positiva de Lula, 80% dizem que a política econômica atual é pior do que a do governo anterior, 52% acham que a economia vai piorar nos próximos doze meses, 73% dizem que o país está indo na direção errada e apenas 5% creditam ao atual governo o crescimento do PIB neste ano.
O (mau) humor da Faria Lima conversa com o pessimismo dos atores da economia real. Medidos pela FGV, os índices de confiança da Indústria, da Construção Civil, dos Serviços, do Comércio e do Consumidor estão todos no vermelho, com todos registrando queda de avaliação entre a penúltima e a última rodada.
Considerando que confiança é um atributo imaterial, ou seja, é algo que se sente, é preciso entender o que o governo está enviando em termos de sinais. Nesse sentido, é preciso superar o rol das análises baseadas em simpatias e preferências e cair para o mundo das instituições, isto é, das regras do jogo.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)