Enel e Sabesp: fornecimento de energia e água foi retomado
Os problemas no fornecimento de energia elétrica e água causados pelas fortes chuvas do último sábado, 18, foram finalmente solucionados na manhã desta segunda-feira, 20, em São Paulo. De acordo com a Enel Distribuição e a Sabesp, empresas responsáveis, o abastecimento já foi normalizado...
Os problemas no fornecimento de energia elétrica e água causados pelas fortes chuvas do sábado, 18, foram finalmente solucionados na manhã desta segunda-feira, 20, em São Paulo, de acordo com a Enel Distribuição e a Sabesp, empresas responsáveis.
Segundo o Globo, contudo, moradores da região metropolitana relatam que ainda há locais onde o fornecimento é parcial.
Na Alameda Casa Branca, localizada no bairro Jardins, uma árvore caiu e interrompeu o fornecimento de energia elétrica a partir das 18h30 de domingo, 19. O serviço só foi restabelecido às 9h20 de hoje.
Em Embu das Artes, os moradores estão enfrentando instabilidade no fornecimento de água. Adriana Santos, empregada doméstica, relatou ao Globo que toda a cidade está passando por dificuldades com a Sabesp. Segundo ela, na última semana ficaram sem água durante três dias consecutivos, entre quinta-feira e sábado. Após as chuvas, o abastecimento foi interrompido às 12h de domingo e só retornou na manhã de hoje.
Em nota, a Enel Distribuição São Paulo informou que restabeleceu a energia para todos os clientes afetados no sábado à noite. A companhia ressaltou que mobilizou suas equipes de forma antecipada para atender às demandas emergenciais e disponibilizou canais de atendimento para os consumidores.
Já a Sabesp afirmou que o abastecimento de água ocorre regularmente nas áreas afetadas durante o fim de semana. Segundo a empresa, foram realizadas manobras operacionais para reforçar o fornecimento em trechos específicos de Itapecerica da Serra e Embu das Artes. O sistema de bombeamento responsável pelo abastecimento nessas regiões ficou paralisado por 15 horas após duas quedas de energia no fim de semana. Além disso, o equipamento foi afetado por interrupções e oscilações nos últimos dias. Após a normalização da energia, a recuperação do abastecimento está ocorrendo gradualmente.
A Defesa Civil de São Paulo divulgou um boletim informando que as chuvas que atingiram o estado no último final de semana foram menos intensas do que o esperado. No entanto, mesmo com eventos mais brandos, cerca de 300 árvores caíram em todo o estado, de acordo com o órgão.
Ao todo, 20 municípios foram afetados pelas chuvas e rajadas de vento, que alcançaram velocidades de até 88 km/h. Apesar dos danos materiais, não houve registro de mortes.
Segundo o meteorologista da Defesa Civil, as linhas de instabilidade previstas para avançar por todo o estado acabaram se estacionando na região do Vale do Ribeira e seguindo em direção ao oceano. No entanto, no fim da tarde, novas linhas de instabilidade com chuvas se formaram em Sorocaba e seguiram em direção à capital. Porém, como já era noite, período com menor energia na atmosfera, as chuvas perderam intensidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)