O papel do Hezbollah nos ataques a Israel desde 7 de outubro
A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira, 8, dois homens ligados ao Hezbollah, grupo terrorista libanês que, assim como o Hamas, prega a destruição de Israel...
A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira, 8, dois homens ligados ao Hezbollah, grupo terrorista libanês que, assim como o Hamas, prega a destruição de Israel.
Desde o dia 7 de outubro, quando o Hamas assassinou brutalmente 1.400 pessoas em Israel e fez cerca de 240 reféns, o Hezbollah tem realizado ataques contra várias instalações israelenses, forçando o Exército de Israel a abrir uma segunda frente de batalha no norte do país.
Na sexta, 3, o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, fez um discurso em Beirute dizendo que garantir a vitória do Hamas na Faixa de Gaza era um de seus objetivos. Apesar de não declarar guerra a Israel, ele disse que “todas as opções estão abertas”.
Apoiado pelo Irã, o grupo libanês tem um arsenal de 150 mil foguetes e mísseis de longo alcance, muitos deles doados por Teerã. O grupo também recebeu auxílio da Brigada Imam Hussein, milícia patrocinada pelo Irã que deixou a Síria para enfrentar o Exército israelense no sul do Líbano.
Israel calcula que o Hezbollah receba pelo menos 700 milhões de dólares todos os anos da teocracia iraniana.
Diante da escalada militar no norte de Israel, os Estados Unidos mobilizaram um submarino de mísseis guiados e dois porta-aviões para o Oriente Médio, um recado direto ao Irã e a todos os outros atores da região interessados em apoiar o terror no território israelense.
Assista também:
As confissões do Hamas sobre o financiamento do grupo pelo Irã.
Assista à compilação de vídeos feita pela MEMRI e legendada em português pelo @o_antagonista.
(E acompanhe a nossa cobertura no portal: https://t.co/XpnzsFomeN.) pic.twitter.com/V8rolu5b7y
— O Antagonista (@o_antagonista) November 3, 2023
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)