O ex-ditador peruano Alberto Fujimori poderá eventualmente candidatar-se a um cargo para o Senado em 2026, uma vez que deixou a prisão no início de junho.
Mesmo tendo sido condenado a 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade e corrupção, em 2009, o político mantém apoio entre eleitores ricos e idosos do país.
“Fujimori quer continuar fazendo parte da política. Essa é a sua paixão“, diz o cientista político peruano Carlos Meléndez, professor da Universidade Diego Portales em Santiago, no Chile. “Ele seria um candidato competitivo para o Senado.”
Em conversa para o podcast Latitude, Meléndez afirma que, para isso ocorrer, ainda seria necessário um debate legal sobre o tema. Alguns entendidos em direito acreditam que o indulto que o tirou da prisão não restituiu os seus direitos políticos.
Em 2017, Fujimori recebeu um indulto do presidente Pedro Pablo Kuczysnki. Naquela época, o ex-ditador ficou alguns dias fora da prisão e manifestantes foram às ruas contra sua libertação. Ao final, Kuczynski perdeu o posto e Fujimori voltou para a prisão.
Este ano, uma decisão de um tribunal constitucional peruano entendeu que o indulto de 2017 era legal. Com isso, Fujimori, que está com 85 anos e teve uma reincidência de um câncer na língua, saiu novamente da cadeia. “Ele já permaneceu na cadeia por 17 anos, e por isso não existe mais entre a população essa sensação de impunidade“, diz Meléndez.
Logo após sair da cela, Fujimori filiou-se ao partido Fuerza Popular, comandado pela filha Keiko Fujimori. Trata-se de um forte indicativo de que ele pode tentar um cargo eletivo no futuro.
Uma das possibilidades é que Fujimori tente um cargo no Senado, que voltará a existir em 2026.
Atualmente, o Peru é um país unicameral, com um Congresso único. Em março deste ano, os parlamentares votaram para que o país volte a ser bicameral, com uma Câmara de Deputados e um Senado.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de O Antagonista e da revista Crusoé, que poderão assisti-lo no YouTube.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Assista ao Latitude completo abaixo:
Atenção!
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Acesso exclusivo ao programa semanal LATITUDE, com discussões sobre geopolítica
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no TELEGRAM
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder