10.10.2025
Celso Amorim e Glauber Braga sentiram Nobel de Corina
“O prêmio Nobel não é moral, mas político", afirmou assessor de Lula; deputado do PSOL falou em "vergonha" ao comentar resultado
Celso Amorim, assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, afirmou o seguinte ao UOL após María Corina Machado, opositora do ditador Nicolás Maduro, vencer o Nobel da Paz de 2025:
“O prêmio Nobel não é moral, mas político. Para quem está lá na Europa, a Venezuela pode ser uma questão menor. Para nós no Brasil, é vital.”
Procurado pela CNN Brasil, Amorim disse:
“Não sei os critérios do Nobel. Nem ponho em dúvida as qualidades pessoais da María Corina. Eu havia lido uma referência a uma postagem de um porta-voz da Casa Branca, aparentemente retirada, em que dizia que o Comitê do Nobel priorizou a política em relação à paz. Pessoalmente achei interessante.”
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) escreveu a seguinte mensagem no X sobre o resultado do Nobel:
“Olha, que vergonha! A vencedora do nobel da paz é quem apoia a presença de embarcações militares dos EUA na costa da Venezuela pra ameaçar uma guerra contra o seu próprio país. Maria Corina Machado comentou a ação imperialista em tom elogioso dizendo: ‘Trump não está jogando’.”
Felipe Moura Brasil, Duda Teixeira e Ricardo Kertzman comentam: