Horas antes da operação da Polícia Federal que mirou Carlos Bolsonaro, Jair Bolsonaro negou, durante live no domingo, 28, a existência da ‘Abin paralela’.
O ex-presidente citou o vídeo da reunião ministerial de 2020, mencionada por Sergio Moro ao deixar o governo naquele ano, em meio à acusação de tentativa de interferência de Bolsonaro na PF.
“Essa acusação em cima do Delegado Ramagem, um cara fantástico… Abin paralela porque o Bolsonaro admitiu? Aquela tal da sessão secreta que o Supremo falou: ‘tem que divulgar’.
Era uma reunião com ministros. Tinha a acusação de que ali estava a prova de que eu interferia na PF. E não estava prova ali. Em dado momento, eu falei: ‘Eu não tenho inteligência da Abin, da PF, da Marinha, da Aeronáutica’. Eu não tenho inteligência. Não chega nada para mim”, afirmou o ex-presidente a live.
Porém, durante a reunião ministerial, Bolsonaro disse o seguinte:
“Eu tenho as inteligências das Forças Armadas que não tenho informações. Abin tem os seus problemas, tenho algumas informações. Só não tenho mais porque tá faltando, realmente, temos problemas, pô! Aparelhamento etc. Mas a gente num pode viver sem informação.”
Felipe Moura Brasil e Carlos Graieb comentam: