A SEMANA EM 5 PONTOS: Brasília vai entrar de férias. E a Previdência?
Confira os principais destaques da semana (assista ao vídeo abaixo):
Confira os principais destaques da semana (assista ao vídeo abaixo):
1) A semana começa com a reforma da Previdência, mais uma vez, no centro da pauta e em um momento decisivo.
Nesta terça-feira, Rodrigo Maia deve se reunir com governadores e prefeitos para uma nova tentativa de acordo com o objetivo de incluir estados e municípios na proposta que será votada na comissão especial.
O presidente da Câmara já deixou claro que essa será a data-limite para uma decisão sobre o assunto antes da votação da reforma no colegiado.
2) Com ou sem acordo, a tendência é que o voto complementar do deputado Samuel Moreira seja lido na tarde desta terça-feira.
Se tudo der certo, a votação, na comissão especial, poderá ser concluída na quarta ou na quinta-feira.
Tudo caminha para a aprovação do texto-base, apesar do esperado barulho da oposição.
A votação no plenário antes do recesso, porém, ainda é algo incerto.
3) Enquanto a Previdência vai tentando avançar, Rodrigo Maia promete instalar nos próximos dias a comissão especial que vai discutir a reforma tributária apresentada pelo deputado Baleia Rossi, líder do MDB na Câmara, com o apoio do economista Bernard Appy.
Na quinta-feira, secretários estaduais de Fazenda vão se reunir para discutir o tema antes de apresentarem suas propostas ao texto, que deverá começar a tramitar para valer mesmo somente em agosto.
4) Veremos também como repercutirá em Brasília o domingo de manifestações em apoio à Operação Lava Jato e ao ex-juiz, hoje ministro da Justiça, Sergio Moro e sua proposta de pacote anticrime.
Foram registrados atos nesse sentido em mais de 80 cidades em todos os estados e no Distrito Federal.
A mobilização foi bem menor do que a manifestação de 26 de julho, mas mostrou novamente que pilares da agenda do governo de Jair Bolsonaro continuam contando com um forte apoio popular.
5) Por falar em Lava Jato, Sergio Moro deve voltar ao Congresso nesta terça-feira, desta vez à CCJ da Câmara, para falar mais uma vez sobre as mensagens roubadas e atribuídas ao ex-juiz e integrantes da força-tarefa da operação.
De resto, vamos monitorar os bastidores em Brasília durante o recesso de julho. O descanso dos ministros do STF, por exemplo, já vai começar nesta terça-feira.
Para você que seguirá no batente conosco, um bom dia e uma boa semana.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)